Descripción de la Exposición
Assim como a paisagem e o retrato, a natureza-morta foi um dos grandes gêneros em que foi dividida a pintura europeia, entre os séculos 15 e 16, na Renascença. Esses gêneros ganharam corpo como alternativa às pinturas de cenas religiosas, proibidas nos países que aderiram à reforma protestante, como a Holanda, que viu nascer o primeiro mercado de arte de que se tem notícia.
As naturezas-mortas podem ser caracterizadas pela representação de objetos inanimados, vistos de uma curta distância. Sua escala intimista, somada à composição feita com base em motivos banais, mas agradáveis — frutas, flores, alimentos e objetos familiares ao olhar burguês — não significava, porém, que tais pinturas tivessem um teor laico-secular, apenas contemplativo, função que somente se consolidaria no começo do modernismo. Ainda que tratassem de cenas domésticas, essas pinturas, a despeito de sua fatura naturalista, tinham um teor simbólico então acessível a todos: evocavam o agradecimento pelo pão nosso de cada dia, conquistado pelo trabalho humano, sob a bênção divina.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España