Inicio » Agenda de Arte

Ajuntamentos

Exposición / Luciana Brito Galeria / Av. Nove de Julho, 5162 / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Ver mapa


Cuándo:
04 feb de 2023 - 11 mar de 2023

Inauguración:
04 feb de 2023 / 12 a 17 h.

Precio:
Entrada gratuita

Organizada por:
Luciana Brito Galeria

Artistas participantes:
Afonso Tostes

ENLACES OFICIALES
Web 
Etiquetas
Escultura  Escultura en Sao Paulo  Instalación  Instalación en Sao Paulo  Pintura  Pintura en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

AJUNTAMENTOS LUISA DUARTE Ao longo dos últimos anos, testemunhamos uma profunda revisão histórica feita de um ponto de vista anticolonial que busca compreender as violências epistemológicas constitutivas da história da arte. De um modo muito singular, sem mimetizar maneirismos formais ou discursivos, a exposição “Ajuntamentos”, de Afonso Tostes, ecoa esse movimento de mudança que marca o presente. E por que de um modo singular? Porque, na obra de Tostes, o que se dá não é uma recusa do repertório do cânone ocidental, mas, antes, o encontro entre dois rios. Por um lado, aquele cujas águas formam o conjunto de obras reconhecidas por uma historiografia oficial, por outro, aquele irrigado pelos saberes dos povos tradicionais. Esse é um dos ajuntamentos forjados pelo artista. ** A instalação que abre a mostra apresenta o equilíbrio entre cordas que perpassam o espaço, pontuadas por uma série de elementos coletados pelo artista em viagens pelo Brasil. O trabalho tem como inspiração a forma de varais vistos em comunidades ribeirinhas, já os seus diversos pontos de apoio trazem índices encontrados por Tostes em suas derivas pelas bordas do país. Nas pontas dessa obra – parte de uma série chamada “Linha do tempo” – pendem ripas de madeira lixadas, que revelam a forma de grandes lápis, associadas a fragmentos de uma antiga enciclopédia ilustrada cujos volumes foram encontrados ao acaso pelo artista nas ruas de Copacabana. A madeira tem como origem restos de uma casa de pau a pique demolida no interior de Minas Gerais, ou seja, traz consigo a memória de uma arquitetura vernacular surgida da mescla de técnicas portuguesas, indígenas e africanas. Assim, as frações da enciclopédia que evocam uma organização do saber característica da racionalidade ocidental estão enlaçadas com aquilo que remete a outro tipo de conhecimento, o gerado de maneira anônima pelos saberes populares. O jogo de equilíbrio visto no varal se dá, também, nas grandes esculturas em madeira que remetem a formas totêmicas. Aqui, fragmentos de troncos achados no Parque Ibirapuera estão sobrepostos uns sobre os outros em uma estabilidade tênue. Corroboram para mantê-los de pé ripas e peças esculpidas, chamadas pelo artista de “bengalas”, que recordam o desenho de ossos. Uma dimensão pictórica é engendrada pela presença de segmentos cobertos por diferentes cores. Ao nos aproximarmos desses trabalhos, não é difícil lembrar de Constantin Brâncusi e seu gesto seminal, que retirou da escultura o pedestal. Ao mesmo tempo, muito dessas obras é devedor de uma vivência orgânica do artista dentro de universos que estão às margens da chamada cultura erudita. Na verticalidade de cada uma dessas obras, há uma remissão às arvores que constituem o passado da madeira, assim como tal escala nos convida a uma relação não só retiniana, mas também corpórea. Os modos pelos quais permanecem de pé lembram, por sua vez, as soluções astutas inventadas para escorar lajes ou muros em cidades do Brasil. Já o uso das cores pode rememorar as pinturas feitas por comunidades pesqueiras em suas embarcações com a finalidade de protegê-las das intempéries, mas que findam por alcançar um aguçado registro estético. Note-se que tal dinâmica de associações não deve ser lida como uma espécie de bula a ser seguida no encontro com o trabalho. Tudo na obra de Tostes passa ao largo da literalidade. Tal como a sustentação dessas esculturas, o artista prefere habitar um território fluido, avesso aos juízos totalizantes e mais próximo do que Boaventura de Souza Santos chamou de uma “ecologia dos saberes”. Todas as obras hoje reunidas foram erigidas a partir de elementos que já estão no mundo. Tal escolha comporta, obviamente, um sentido ético. Em meio a uma época marcada pelo excesso de entes descartáveis, que nascem munidos de uma obsolescência programada, Tostes caminha na contramão de tal jornada predatória. Até mesmo as pequenas telas da série “Reforma” são resultado desse olhar atento para o que já habita as entrelinhas do seu universo mais próximo. Ali, vemos pinturas cuja “tinta” é o pó da madeira que resulta do lixamento das esculturas. O que estava fadado ao descarte, ao esquecimento, aquilo que é microscópico quando isolado, e ganha força enquanto coletividade, foi cuidadosamente reunido ao longo do tempo, guardado, para, por fim, encontrar pouso nas superfícies dessas telas monocromáticas e geométricas. Note, ainda, como as pinturas escalam a parede, umas escoradas nas outras, como que evocando o movimento das esculturas. ** O mesmo momento histórico que testemunha a virada epistemológica anticolonial sinalizada no começo deste texto é, também, aquele que assiste ao crescimento de ondas reacionárias cujo denominador comum está na ideia de união pelas similaridades e rejeição às alteridades. Tal comunhão por semelhança implica uma busca guiada pelas noções de pureza e exclusão. Ora, os ajuntamentos tecidos por Afonso Tostes ao longo da sua obra nos levam para as antípodas de tal curso regressivo. Estamos diante de um gesto a um só tempo poético e político que nos convoca a imaginar um mundo mais polifônico e solidário – um mundo de muitos mundos.


Entrada actualizada el el 13 feb de 2023

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 ene de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España

Reflejos. Picasso/Koons en la Alhambra

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España