Descripción de la Exposición
A exposição de Diogo Tudela na Galeria Presença no ano de comemoração dos 25 anos desta galeria, deve entender-se a partir da sua condição sonora: nesta instalação, que se prolonga pelos 3 espaços da galeria, o artista usa diferentes dispositivos sonoros e visuais para abordar os interditos associados às imagens, bem como o modo como os processos de vocalização e sonorização nos mostram regiões da experiência humana de outro modo inacessíveis.
O artista não faz isto através de composições sonoras ou musicais mas recolhe, gera e manipula sons destituídos de qualquer valor cognitivo, ou seja, não pretendem representar nada. Muitas vezes são os sons que tomam a dianteira e modulam, transformam, granulam as imagens que são transformadas pelo som ao ponto do seu irreconhecimento e, portanto, perdendo qualquer poder enquanto signo visual. O que o artista faz é operar uma reconfiguração das imagens a partir da manipulação da sonoridade das imagens, ou seja, o som torna-se no modelo da imagem e gera novos corpos, novas imagens, novas experiências. Num certo sentido, trata-se de uma destruição das convenções das representações pictóricas através da provocação de uma experiência onde se acentua o desfasamento entre as imagens, o som e a maneira como corpos e objectos vão aparecendo e desaparecendo.
A inteligência do conjunto de dispositivos sonoros, visuais e espaciais é sofisticada e a maneira como o artista mostra o coração tecnológico das suas obras torna evidente a exigência das soluções de engenharia, dos modelos computacionais para o processamento de imagens entre muitos outros processos tecnológicos. No entanto, DT nunca permite que seja o aparato tecnológico a dominar os seus projectos anulando a experiência da obra enquanto experiência estética. É aliás uma das mais interessantes características do trabalho deste artista, de que esta exposição é um bom exemplo, o modo como a tecnologia e a sua manipulação nunca são um fim em si mesmo, mas ferramentas usadas pelo artista na construção de experiências esteticamente interessantes e libertas dos constrangimentos tecnológicos.
Nuno Crespo
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España