Descripción de la Exposición
A Gomide&Co tem o prazer de apresentar Água (verde), exposição de Antonio Ballester Moreno (Espanha, 1977), que inaugura na galeria no dia 13 de novembro (quarta-feira), às 18h. Trata-se da primeira individual do artista no Brasil, além da segunda apresentação de suas obras no país desde sua participação como artista e membro da equipe de curadoria na 33' Bienal de São Paulo: Afinidades Afetivas (2018), curadoria geral de Gabriel Pérez-Barreiro. O texto crítico da exposição é assinado pela curadora e crítica de arte Taisa Palhares.
Para Água (verde), Ballester Moreno parte da noção de paisagem entendida como um sistema em que todos os elementos possuem uma relação entre si. A exposição é composta por um conjunto inédito de telas em grandes dimensões realizadas em acrílica sobre juta e que funcionam como um cenário no qual o artista busca criar um ambiente por meio da relação entre cada uma das pinturas e suas respectivas combinações de formas e cores. Segundo Palhares: "Se por um lado, as composições lembram o universo da tradição da pintura abstrata do século 20, por outro, remetem diretamente à figuração simbólica da natureza, proporcionando um jogo poético que ativa a percepção do espectador."
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España