Descripción de la Exposición
Trabalhos que oscilam entre pintura e escultura, os chamados objetos de parede, compõem a exposição individual Água na boca da catarinense Roberta Tassinari na Casa de Cultura do Parque. As obras, desenvolvidas entre 2018 e 2022, ocupam o Gabinete do Parque.
Os trabalhos selecionados são compostos por materiais diversificados e imprevisíveis, como cera de abelha, cimento, gesso, tecido, folha de ouro e pigmento. “Me interesso pelas potencialidades plásticas de cada uma das matérias que utilizo. Minha pesquisa se desenvolve a partir da investigação de materiais do cotidiano, materiais industriais e materiais da tradição da arte.”, pontua a artista.
Durante estes quatro anos de produção, os trabalhos de Roberta passaram por alterações nas tonalidades das cores, através da investigação das potencialidades de reflexão e absorção de luz de diferentes tons. O uso de materiais em excesso também foi suprimido, com o objetivo de não causar distrações e sintetizar as informações para chegar nos blocos de cor.
Embora estejam pendurados na parede, as obras pedem uma observação 180° a fim de instigar o público a questionar suas certezas. Um material duro que parece mole, algo rígido que parece maleável, algo pesado que parece leve. Os trabalhos despertam os sentidos para além do olhar.