Descripción de la Exposición
“Pinturas e esculturas criadas com elementos que fazem parte do processo de sobrevivência investigam a relação contemporânea entre a natureza, o homem e a ideia de progresso”
O Ministério da Cultura e a Funarte tem o prazer de apresentar, a partir de 27 de maio de 2017, das 15h às 20h, a exposição “Acordos, Desvios ou Diálogos” da artista paulistana Amanda Mei, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015. Inédita, a exposição ocupa a Galeria Flávio de Carvalho com uma série de trabalhos que, de maneira poética, apresenta pontos, linhas e planos orbitando no espaço expositivo, a mais recente pesquisa de Amanda Mei. Com curadoria de Paula Borghi, a exposição faz um elogio a teoria do Big Bang, a geometria dos sólidos platônicos, ao alinhamento dos planetas e suas constelações. Uma pesquisa artística que aponta para cosmos e para a terra com um mesmo gesto, equilibrando a diversidade da natureza, das formas e de seus conjuntos.
A mostra é composta por pinturas e esculturas que tratam do equilíbrio entre elementos de formação do universo, com composições tridimensionais construídas pelo homem ou apropriadas diretamente da natureza. São combinações que se reorganizam de acordo com o meio em que estas se encontram, tal qual uma estrutura molecular ou um planeta.
Fragmentos de madeira, papelão, pedras, tecido, papel e tinta se transformam em formas tridimensionais alongadas que se ligam, sobem pelas paredes e se estendem pela sala de exposição, parecem crescer como se uma arquitetura não-oficial se estabelecesse por um período de tempo determinado.
As obras apresentadas em “Acordos, Desvios ou Diálogos” foram criadas a partir de matérias primas coletadas no entorno da Funarte São Paulo, material que faz parte do processo de sobrevivência, na tentativa de discutir ainda a dinâmica dos movimentos de transformação e do progresso no tecido urbano.
Amanda Mei SP, 1980, iniciou sua pesquisa com fotografias, objetos e pinturas que misturam diferentes elementos e tipos de materiais como: madeira, papelão, pedra e concreto. Em sua produção, lida com questões próprias à linguagem escultórica e pictórica através de instalações e site-specifics que incorporam a arquitetura local. Investiga a relação contemporânea entre a natureza e o homem, os materiais de demolição e as circunstâncias que tensionam a relação entre uma arquitetura projetada e orgânica.
Actualidad, 06 jun de 2017
#loquehayquever en Brasil: de la poesía al arte naif
Por Paula Alonso Poza
Caixa Cultural inaugura una superproducción, con la poesía en el punto de mira, que cuenta con la participación de 500 autores internacionales. Por su parte, en Sesc abre sus puertas ...
Exposición. 26 feb de 2025 - 01 sep de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España