Descripción de la Exposición
Nesta terça, 9 de abril, a partir das 10h, o público pode conferir a primeira alteração das obras que integram a exposição “Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”, inaugurada em 16/3 nas Pinacotecas do museu. A proposta do projeto curatorial é que, a cada mês, uma equipe do museu se encarregue de substituir cerca de 1/3 das obras em exposição, com o objetivo de propor novas relações, conexões, discussões e experiências frente ao conjunto dos trabalhos expostos.
Nesta primeira “virada” da exposição, a cargo do Núcleo de Curadoria do MARGS, 19 obras darão lugar a outras 19 que saem das reservas técnicas do acervo artístico do museu para passar a integrar a mostra, entre as quais se destacam as de artistas como Magliani, Jac Leirner, Regina Silveira e Alice Soares (veja em anexo a lista de obras).
As escolhas priorizam a equidade de gêneros e raça, aumentando a participação de artistas negros e artistas mulheres em relação à configuração inicial proposta na abertura da exposição pelo diretor-curador Francisco Dalcol. Nesse sentido, o conjunto da exposição passa de 20% de artistas mulheres a 50%. Mais do que estatística, a importância da representatividade está nas obras em si, pois é necessário que se tenha um olhar crítico sobre as representações imagéticas referentes ao feminino e aos indivíduos negros e negras nos acervos das instituições de arte, a fim de se desconstruir narrativas identitárias estereotipadas e ainda pautadas por regimes de visualidade moderno/coloniais.
Actualidad, 09 abr de 2019
#loquehayquever en Brasil: SP-Arte y Condo São Paulo dejan exposiciones imprescindibles
Por Paula Alonso Poza
Aunque SP-Arte ya ha finalizado, el programa paralelo que se ha inaugurado más allá de la feria continúa vigente. Hay muestras en MASP, MAC USP, SESC, o la Pinacoteca de ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España