Descripción de la Exposición
Artistas: Eduardo Antonio, Hernâni Reis Baptista, Hugo Flores, Janis Dellarte, Mariana Rebola, Matilde Travassos, Miguel Ângelo Marques, Pedro Gramaxo, Susana Rocha, Vera Matias, Zé Ardisson.
A expectativa de um acontecimento iminente carrega uma tensão que se acumula, que está prestes a se soltar numa revelação. O momento de espera traz consigo a promessa de transformação — de que o que parecia sem forma se materializará. E, num ápice, abracadabra! Sabemos que alguma coisa aconteceu, que se deu uma transformação ou qualquer tipo de truque.
A palavra reflecte o mistério estrutural da sua origem e significado. Poderá ter origem no hebraico “Crio enquanto falo”, ou também no aramaico, significando “Criarei o homem”. Mas teve também a sua origem enquanto inscrição apotropaica, amuleto que “evitaria o infortúnio’. Repetida a palavra escrita por 11 linhas, era retirada uma letra em cada linha, acção repetida até ao desaparecimento dos caracteres da palavra. O desaparecimento sucessivo das formas desencadeia uma mudança, carrega em si a possibilidade de uma transformação prestes a acontecer.
A inauguração do novo espaço da PLATO e da exposição ABRACADABRA será a 25 de janeiro, sábado, das 17h às 21h (Rua Brito Capelo 152, Porto). A exposição poderá depois ser visitada até 15 de março de 2025, de quinta a sábado, das 10h às 20h.
Formación. El 30 ene de 2025 / Fundación Juan March / Madrid, España