Descripción de la Exposición
Até que ponto o individualismo, tão presente nos dias atuais, afeta a experiência humana? Partindo desta questão, o artista niteroiense Rodrigo Pedrosa apresenta "Abismo", exposição individual que reúne a sua produção mais recente de esculturas. Ocupando os salões do segundo piso do MAC Niterói, a mostra, que será inaugurada no sábado, 09 de setembro, traz esculturas que buscam refletir sobre as contradições do mundo contemporâneo, além de apontar a solidão e a melancolia da vida moderna. "Abismo" fica aberta à visitação até 26 de novembro.
Com curadoria de Rafael Fortes Peixoto, a mostra, que apresenta cerca de 20 peças em diferentes escalas e materiais, além de 3 conjuntos escultóricos compostos por placas de cerâmica e de gesso, revela a perda do que é comum a todos em detrimento de uma individualidade e competição exacerbadas. Com figuras humanas distorcidas e desconstruídas, Rodrigo reflete sobre o precipício em que a coletividade se insere.
Abismo
A proposta da exposição é trazer ao público uma reflexão sobre os caminhos da sociedade contemporânea, que sob o olhar poético do artista, está à iminência do caos. Em suas figuras humanas Rodrigo chama a atenção para a excessiva individualização como marca do abandono das características que nos integram como humanidade.
Além das obras que irão ocupar os salões internos, explorando o espaço a partir da sensação da solidão, a mostra também traz uma provocação pensada por Rodrigo para a paisagem turística do museu. Em pontos estratégicos da parte exterior, serão fixadas esculturas de figuras humanas a beira dos abismos que circundam o icônico prédio de Oscar Niemeyer, instigando tanto seus visitantes como as pessoas que transitam pelas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, por terra, céu ou mar.
Apesar de seu caráter denunciativo, a mostra "Abismo" traz uma mensagem de renovação a partir de uma tomada de consciência coletiva. Nas palavras do curador: "É como se nós, diante do abismo, da iminência do fim, tivéssemos duas opções: cair ou voar".
Sobre o artista
Nasceu em Niterói onde vive e trabalha. Formado em Design pela Univercidade, MBA em Marketing pela FGV. Escultor e pintor autodidata, trabalha e ministra aulas de escultura em Niterói. Professor voluntário da ONG Remanso Fraterno (remansofraterno.org.br). Fundador do Projeto Palácio dos Livros (distribuição de livros nas comunidades) @palacio.dos.livros
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España