Descripción de la Exposición
A nova exposição do Museu de Arte Contemporânea de Elvas é inaugurada este sábado, pelas 16 horas, com o título “Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes”, numa parceria com o MUDE - Museu do Design e da Moda, e que coloca em diálogo as geografias e coleções dos dois museus para sublinhar afinidades, sobreposições ou correlações que desafiam as fronteiras entre o design e as artes.
A nova exposição temporária, aborda os diferentes aspetos da relação entre o design e as artes, estabelecendo diálogos entre disciplinas, geografias, museus e coleções - Coleção Francisco Capelo em depósito no MUDE e Coleção António Cachola no MACE, com curadoria de Bárbara Coutinho e desenvolve-se nos dois pólos, em Elvas a partir de 21 de maio, e em Lisboa a 9 de junho na Sala do Risco - Pátio da Galé.
No que respeita à abordagem desta mostra conjunta, no MACE a exposição privilegia obras que traduzem a influência da tradição pictórica e o trabalho realizado sobre a representação bidimensional, enquanto que na capital dar-se-à destaque às peças que refletem sobre o objeto, o espaço e a arquitetura. As duas apresentações reúnem mais de 125 obras de 100 autores de diferentes gerações e percursos, portugueses e estrangeiros, colocados lado a lado para estimular a descoberta de pontos de contacto entre arte e design.
A evolução das artes e do design é marcada por interseções constantes, em especial durante o século passado, do Construtivismo Russo ao Abstracionismo Lírico, da Pop Art ao Pós-Modernismo. Se muitos são os artistas cujas propostas invadem o universo do design, encontramos frequentemente nas peças de design referências várias ao universo das artes visuais. Atualmente, as zonas de fronteira encontram-se ainda mais diluídas, dada a evolução das duas disciplinas.
“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Elvas, assinalando aquela que será a primeira exposição da programação "MUDE FORA DE PORTAS". Recorde-se que o MUDE estará encerrado para obras de reabilitação até de setembro de 2017 e que o MACE celebra 10 anos em julho de 2017.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España