Descripción de la Exposición
Seba Calfuqueo, artista chilena, de origem Mapuche, inaugura em outubro, sua primeira exposição individual na Galeria Marilia Razuk,
Seba Calfuqueo (1991) apresenta A Voz do Rio, exposição individual na Sala 2 da Galeria Marilia Razuk, de 21 de outubro a 20 de dezembro de 2023. A mostra conta com diferentes linguagens e técnicas utilizadas pela artista, como vídeos de performances, desenhos e trabalhos realizados em cerâmica, todos tendo como ponto comum “o rio”. Partindo de cosmovisões indígenas na América do Sul e na intervenção de projetos hidrelétricos nos leitos dos rios, a exposição apresenta histórias de conexão e defesa dos rios, desde o povo Mapuche até as conexões com povos indígenas da Amazônia.
A Voz do Rio apresentará dois vídeos de performance de Seba Calfuqueo, TRAY TRAY KO, realizado em 2022, e Kowkülen, realizado em 2020. Ambos abordam questões ligadas à água privatizada no Chile, desde a ditadura de Pinochet até os dias atuais, e como isso tem impacto ambiental, político e territorial. Seba Calfuqueo também apresenta desenhos e cerâmicas realizados recentemente, que fazem referência a projetos extrativistas e usinas hidrelétricas que, além de provocarem impacto ambiental, desrespeitam as cosmovisões indígenas – que têm, por definição, o território como parte de seu próprio corpo.
A exposição individual A Voz do Rio acontecerá paralelamente à 22ª Bienal Sesc_Videobrasil | Especial 40 anos, com o tema “A Memória é Uma Ilha de Edição”, da qual Seba Calfuqueo fará parte.
“Meu trabalho é realizado através de instalações, cerâmica, desenho, fotografia, performance e vídeo, com o objetivo de explorar tanto as semelhanças quanto as diferenças culturais, bem como os estereótipos que surgem no cruzamento de formas de pensamento indígenas e globais.”
Declaração de Seba Calfuqueo
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España