Descripción de la Exposición
A Casa Contemporânea apresenta A volúpia da cor, exposição individual da artista visual Lourdes Colombo, que reúne vinte obras entre pinturas, fotografias e instalação, e tem curadoria de Marcelo Salles. O vernissage acontece no sábado (27/05), das 11h às 17h, na galeria Casa Contemporânea, na Rua Capitão Macedo 370, Vila Mariana.
A volúpia da cor fica em cartaz de 30 de maio a 24 de junho, com visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, e sábado, das 11h às 17h. A entrada é livre e gratuita.
A artista Lourdes Colombo vem criando novas leituras sobre sua própria obra, extrapolando a figuração e caminhando para a abstração. Mas mantém como ponto central o corpo feminino e questões relacionadas a sedução, luxúria, vaidade e envelhecimento. Em A volúpia da cor, ela apresenta uma foto-performance do início da carreira, nos anos 1990, na qual o rosto da performer é envolvido em uma grossa camada de maquiagem, e é a partir daí que surgem as atuais pinturas. Faixas verticais de generosas camadas de tinta cobrem telas e papéis, mantendo uma forte relação de cor com a maquiagem feminina.
Há ainda uma série de autorretratos atuais que evocam relações de corpo e tempo, vaidade e envelhecimento. As questões do dia a dia da artista e das mulheres, de forma geral, mostram-se relevantes nestas discussões de Lourdes Colombo sobre o feminino na contemporaneidade. Em torno do pecado e da estética, os conflitos com o corpo também se espelham em uma instalação recheada de doçuras e guloseimas, onde tentação e gula são provações para um corpo que se quer voluptuoso e sempre jovem.
Lourdes Colombo é artista visual formada pela Faculdade de Belas Artes, em São Paulo, e participou de diversos cursos de orientação e acompanhamento artístico com Carlos Fajardo, Sérgio Romagnolo, Leda Catunda, Fernando Velásquez, Lucas Bambosi e Marcelo Salles. Tem obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea da USP e no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul. Seus trabalhos foram apresentados em exposições coletivas e individuais na Capela do Morumbi, Centro Cultural São Paulo, MAC-USP, Centro Cultural Fiesp, Galeria Marília Razuk, Casa Contemporânea e Galeria Tato entre outros.
Casa Contemporânea - Há 13 anos, a Casa Contemporânea é um espaço multidisciplinar que realiza exposições, encontros e debates sobre arte e assuntos correlatos. Idealizada por Marcia Gadioli, artista visual, e por Marcelo Salles, arquiteto e curador, está instalada em um sobrado da década de 1940 que, com adaptações pontuais, transformou-se em galeria para exposições de arte contemporânea e comercialização, além de atelier voltado a grupos de discussão e de estudos, propiciando a complementação da formação de artistas visuais. O conceito que orienta o espaço foi o crossover típico da contemporaneidade em um ambiente aconchegante e despojado onde as pessoas sentem-se em casa. Um local para discutir, ver e pensar.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España