Descripción de la Exposición
Esta exposição que Marcelo Solá apresenta no Museu de Arte de Goiânia é a produção inusitada de uma trajetória artística alheia às tendências históricas – mas sem ignorá-las – demonstrando, por onde passa, o seu interesse em trabalhar com liberdade e de modo simultâneo o desenho e a gravura, sem, entretanto, deixar de instigar, em busca de novos meios com os quais ele possa expressar sua visão de mundo e dos homens do seu tempo.
Uma vez superada a constatação dessa individualidade, no seu ritmo próprio de evolução, é preciso observar à luz de sua época até que ponto seus contemporâneos lhes são indiferentes, incluindo-se aí as ressonâncias detectáveis no que concerne às principais correntes da arte.
Para se compreender a mensagem que um artista busca propagar com sua obra, é necessário analisar sua trajetória. Nesse sentido, é possível se referir a Marcelo Solá de diversas maneiras: ou pela cronologia tão bem assentada – e geralmente privilegiada pelos espectadores –, ou por seus temas recorrentes, ou, ainda, por sua contemporaneidade, que lhe é tão prezada e atestada pela sua individualidade indomável.
Pode-se ver que a sua obra o leva a dois caminhos: Um, que exagera nas marcas da intervenção, com transições extremamente arbitrárias, traçados esquemáticos arquitetônicos, uso do recurso das garatujas e rabiscos; o outro, oposto, que o leva a eliminar qualquer presença humana, numa continuidade indiferente daquilo que o cerca, que atenua estas especificidades em proveito da generalização.
Atua precisamente numa conjuntura em que as abstrações de diferentes famílias se opõem às correntes realistas, onde a sua força singular lhe conduz a escapar dessas oposições e o leva a novas convenções de projetos artísticos de outros terrenos, que fazem parte de uma cultura contemporânea.
O que determina a qualidade tão especial na obra de Marcelo Solá é o equilíbrio nela presente: Algo que é, ao mesmo tempo, estudado e espontâneo, que se sustenta pelo estado de espírito nela reinante e, de modo especial, pelo amadurecimento obtido por seu percurso muito ordenado, imposto em decorrência da sua autodisciplina, que é, realmente, o fundamento da sua arte.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España