Descripción de la Formación
Na quarta feira, dia 10 de fevereiro, às 18H00, terá lugar a conversa “A propósito da Produção Fotográfica de Manoel de Oliveira” com Pedro Mexia, escritor e crítico literário, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Se a passagem de Manoel de Oliveira pela fotografia foi uma etapa determinante do seu percurso como cineasta, as mais de cem imagens que se apresentam na exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” são, também, uma das grandes surpresas que o arquivo pessoal do realizador reservava. Nesta conversa com Pedro Mexia, a exposição “Manoel de Oliveira Fotógrafo” servirá de mapa a uma deambulação entre fotografias e filmes, através de imagens e narrativas, ou por entre espectros, obsessões e reflexos fugazes que tomam forma na obra do realizador.
Pedro Mexia é crítico literário e cronista do Expresso. Participa nos programas Governo Sombra (SIC-N / TSF) e PBX (Expresso / Antena 1). Foi sub-diretor e diretor interino da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e exerce atualmente funções de consultor cultural do Presidente da República. Publicou cinco volumes de diários, sete livros de poemas, antologiados em Poemas Escolhidos (2018), e sete coletâneas de crónicas, a penúltima das quais, Lá Fora (2018), venceu o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores. Coordena a coleção de poesia da Tinta-da-china. É co-diretor da Granta em língua portuguesa.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España