Descripción de la Exposición
"Na Carbono Galeria, os trabalhos selecionados do acervo para habitar um conjunto não apaziguado convivem com suas Desleituras. Título de um projeto de Jorge, já vivenciado no 32º Panorama da Arte Brasileira (2011), no MAM-SP, onde o artista e os educadores do museu desenvolveram palavras a partir da hibridização, mescla e sobreposição de termos e conceitos, com o intuito de potencializar discursos e processos de percepção com o público acerca dos trabalhos da mostra em questão.
Estas desleituras foram impressas em tapetes de borracha e se configuraram como dipositivos poético-educativos, como disparadores de conversas na visita à exposição, numa subversão de processos de mediação artística que, por vezes, pretendem “explicar” a obra, oferecer um discurso fechado ou assertivo. Segundo o artista, as desleituras flertam com os procedimentos presentes em textos críticos e estão em um território ambíguo: em pleno fluxo entre obra, exercício crítico e dispositivos de mediação.
A palavra é procedimento do artista para deslocar e expandir a pretensa pureza original dos trabalhos, o dito ponto crucial em que o pensamento pode construir reflexões sempre díspares acerca de cada poética aqui presente. Assim, propõe validades perceptivas e moventes e não verdades irreversíveis. Estas “desleituras”, processos erguidos a partir das poéticas de outros artistas, o que é muito diferente de sobre, realizam-se na dimensão do provável, do circundante e, ao mesmo tempo, através destes trabalhos.
Talvez convenha não arriscar a origem das palavras ao rés do chão. Ou melhor, arrisque-se. E nade em aparências. Elas vão nos trair." Galciani Neves
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España