Descripción de la Exposición
A Paisagem como política é o título de um dos trabalhos desta exposição: um livro desenhado há mais de cinco anos atrás que, agora revistado e redesenhado, define o perfil desta mostra. São 32 páginas de uma paisagem estranha, distante e próxima, habitada por um sentimento que vai da minha primeira exposição, ocorrida em Belo Horizonte, em 1984, à última, que foi minha participação na SP-Arte em 2019.
A exposição de 1984, apresentava uma série de pinturas\desenhos intitulados “Vocês vão pela esquerda, nós pela direita”, com figuras monstruosas, ora gritando, ora conchavando em torno de mesas palacianas, planos diabólicos. Tinha, inclusive, uma intitulada "O Homem Bomba". Era o momento da abertura política no país, a ditadura militar estava preste a findar e, o grito "diretas já" ecoava pelas ruas, contornando um anseio que o Brasil nunca compreendeu, nem realizou direito. Como estudante, tomei parte nas passeatas que pediam o fim daquele regime, e bradava com os manifestantes esse grito, mas nas telas, dava um grito muito maior, o qual, nunca arrefeceu.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España