Descripción de la Exposición
Obras inéditas de André Santos, em técnica mista, com uso de novos elementos na construção pictórica do artista: óxido de ferro, soldas e chapas metálicas, fios de estanho cobre e alumínio, fragmentos de pedras semipreciosas e vernizes. A nova série traz reflexões sobre a soberania do tempo e as transformações de diversos elementos que configuram sua magnificência.
“Minha pesquisa de materiais, foi se diversificando para muito além daqueles que eu costumeiramente utilizava. Percebo que fui, aos poucos e aparentemente ao acaso, me deparando com o universo dos metais. Os metais contam a história do tempo, quase que literalmente: a idade do ferro, do bronze”, conta o artista. Além disso, metais estão relacionados à sua história e ao seu tempo. Filho de joalheiro, cresceu vendo como a opulência do ouro e das pedras marcam datas e simbolizam a eternidade. Hoje, André Santos pensa que opulento é o tempo, que se impõe a tudo e a todos.
Para esta exposição individual na Gravura Galeria de Arte, será lançado um vídeo sobre a nova série pictórica, produzido pela 18 Filmes, com cenas captadas no estúdio do artista e inteiramente editado nos Estados Unidos. A Genuinaobra assina a produção executiva da exposição e o texto de apresentação da mostra, sob tutela de Viviane Possa, que orienta o artista André Santos no seu desenvolvimento poético visual.
Sobre André Santos:
Nasceu em 1967 em Porto Alegre onde iniciou seus estudos em Arte no Atelier Livre da Prefeitura em 1984 e, posteriormente, se graduou em Artes Visuais pela Ulbra. Neste percurso, frequentou diversos cursos em técnicas variadas e recebeu orientação dos artistas Plínio Bernhardt, Alice Brüeggmann, Ana Isabel Lovatto, Gisela Waetge, Marilice Corona, Carlos Wladimirsky entre outros. Teve como mentores, desde a infância, seus tios Vera Wildner e Guido Mondin. Administrou a Arteloja do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e foi proprietário da Abstrarte-Arte Aplicada e do Atelier e Galeria Vertente. Atualmente é professor de Artes e Filosofia no Colégio João Paulo I – Sul e dirige o Atelier Aberto - arte compartilhada. Dedica-se a pintura desde 1990 tendo participado de diversas exposições coletivas na Gravura Galeria em Porto Alegre e Atlântida, no Radisson Hotel Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo e na Art Design Gallery em Miami.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España