Descripción de la Exposición
A exposição reúne objectos, performances, documentação e material gráfico relativo a colaborações de artistas plásticos com companhias e espectáculos que estiveram em cena no São Luiz, neste século XXI. O título é uma frase de outrora, redundante mas ainda assim curiosa, encontrada no meio de um programa antigo. Esta frase serve aqui para questionar a posição nestas últimas décadas da criação plástica (muitas vezes solitária) dentro do contexto das artes performativas (quase sempre de autoria partilhada). Onde se encontra a colaboração? Como se desenvolveu? O cenário ainda se “pinta”?
Do leque de artistas representados, contam-se os nomes de Vasco Araújo, Bruno Bogarim, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Javier Núñez Gasco, Sofia Gonçalves, Tatiana Macedo, Adriana Molder, Pedro Neves Marques, Miguel Palma, Isaque Pinheiro, Júlio Pomar, Ana Pérez-Quiroga, Mariana Silva, Joana Villaverde, entre outra(o)s.
A exposição inclui ainda duas performances, de Mariana Silva (performer: Joana Manuel) e de Sofia Gonçalves (performers: André e. Teodósio e Patrícia da Silva), que terão lugar no dia 14 de setembro, às 17h.
Esta exposição integra a programação paralela fora de portas das comemorações dos 125 anos do Teatro São Luiz.