Descripción de la Exposición
No próximo dia primeiro a galeria Amparo 60 inaugura a exposição A noite não adormecerá, reunindo 11 artistas mulheres sob a curadoria de Julya Vasconcelos. As obras que compõem a mostra transitam pela violência, pela anarquia, pela crítica política, pelos mergulhos subjetivos, entre outros.
Para tecer essa ideia de tratar a produção das artistas mulheres dentro de um espectro profundo, político, e também existencial, a curadora reuniu artistas – com poéticas e trajetórias distintas – do casting da galeria, como Juliana Lapa, Amanda Melo da Mota e Alice Vinagre, e outras convidadas – Gio Simões, Clara Moreira, Regina Parra, Virgínia de Medeiros, Marie Carangi, Regina Galindo, Juliana Notari e Maré de Matos.
Os suportes que darão corpo às obras das artistas vão do grafite e do desenho à instalação e a videoperformance. A artista Marie Carangi fará uma performance na abertura da mostra, que acontece a partir das 19h.
O nome da exposição surgiu de um processo colaborativo entre a curadora e as artistas, que chegaram ao poema A noite não adormece nos olhos das mulheres, de Conceição Evaristo.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España