Descripción de la Exposición
Gabriela Albergaria (Vale de Cambra, 1965) tem vindo a desenvolver um percurso centrado sobre as questões da relação com a natureza e a forma como a representamos.
A exposição “A Natureza Detesta Linhas Retas” é a primeira exposição antológica da artista, percorrendo os últimos 16 anos do seu trabalho, nos vários suportes que tem vindo a utilizar, desde a escultura, ao desenho, passando pela fotografia e pela produção de múltiplos.
A questão central que a exposição apresenta é a da zona de fronteira e conflito entre a Natureza e o processo moderno da sua apropriação e dominação, que a artista trata a partir de várias situações que recorrem à história das migrações das espécies, a sua utilização cultural e económica e, por fim, a sua violenta exploração.
O campo de trabalho e pesquisa de Gabriela Albergaria tem sido a Paisagem entendida como construção humana, organização estética, económica e sociocultural do território, não só marcada historicamente, mas também investida de sentidos políticos.
O exemplo dos jardins está sempre presente, sobretudo porque, fazendo parte da nossa forma urbana de contacto com o natural, são de facto zonas complexas de negociação entre o desenho da sua arquitetura e as necessidades lúdicas, científicas ou celebratórias que presidiram à sua edificação. Tendo vindo a constituir um dos campos de pesquisa mais importantes para Gabriela Albergaria, os jardins encontram-se permanentemente aludidos nas obras híbridas e simbióticas, em escultura e desenho, presentes nas várias salas da exposição.
Para além da reconstituição de algumas obras centrais do seu percurso, como Árvore, 2004/2020 – uma acácia reconfigurada na sua morfologia – ou Couche Sourde, 2010/2020 – um monólito aparentemente minimal construído com terra segundo metodologias oriundas da botânica e aludidas no título –, a exposição apresenta uma sala temática dedicada à viagem e pesquisa efetuada pela artista na Amazónia, bem como uma sala de desenho dedicada ao Redwood National Park, parque florestal norte-americano onde proliferam algumas das espécies mais marcantes da américa do norte.
A exposição “A Natureza Detesta Linhas Retas” é, portanto, não só uma reflexão crítica sobre a nossa relação com o natural, mas também sobre a forma como encaramos a representação da natureza e do seu tempo em nós.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España