Descripción de la Exposición
"Quando trabalhamos na organização do arquivo da Família Ferrez foi que descobrimos que Gilberto Ferrez tinha guardado todos os registros da primeira edição desse livro, inclusive layouts, várias "bonecas" e um volume considerável de correspondência". "Esse livro foi inaugural em vários campos, observa o também curador Pedro Vasquez. À época, havia pouquíssimos livros sobre o Rio, e a publicação inaugurou essa vertente. E também foi inaugural pela apresentação em si, pelo requinte e pela qualidade, pois Gilberto Ferrez era o maior especialista da época nesse gênero de crônica visual".
Julia Peregrino lembra que o livro levou mais de cinco anos para ser produzido, entre o esboço original e o seu lançamento. A realização da mostra, segundo Julia, só se tornou possível graças à colaboração de várias instituições como os Museus Castro Maya, o Arquivo Nacional, a Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles, o Museu da Imperial Irmandade de N.S. da Glória do Outeiro, o Museu Imperial, o Museu Histórico Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes, além das coleções particulares das famílias Ferrez e Paula Machado.
A exposição, um novo marco nas comemorações dos 450 anos - traz uma seleção de obras, incluindo a famosa tela de João Francisco Muzzi, que retrata o incêndio que reduziu a cinzas o antigo recolhimento de Nossa Senhora do Parto, em 1789. Há litografias de G.Engelmann do início do século XIX, com vistas da entrada da Baía do Rio de Janeiro e da Igreja da Glória, além de litografias, aquarelas e desenhos de Debret e nos tipos e vendedores ambulantes retratados por Lopes, editados entre 1840 e 1841 pela litografia Briggs. Mapas, esboços, correspondência, layouts e documentos originais de várias épocas, que poucas vezes são exibidos ao público, completam a mostra.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España