Descripción de la Exposición
A mostra coletiva "A Máquina do Mundo" vai inaugurar os 5 espaços expositivos da Z42, com a curadoria do Sergio Mauricio Manon e da Clara Reis, editores da premiada publicação SANTART.
Inspirados no poema de Carlos Drummond de Andrade e Camões e na fortuna crítica sobre eles, Sergio e Clara instituíram as figuras dos dois grandes poetas da língua portuguesa como uma espécie de curadores imaginários. Afim de trazer o tempo poético para o processo criativo da mostra, os curadores organizaram rodas de leitura e análises sobre os poemas entre os artistas.
Seguindo a linha editorial da SANTART, a mostra será integrada por múltiplos artistas e curadores. Fruto de uma imersão e mediação dos curadores entre os artistas residentes da Z42 ARTE e alguns da coleção do Fabio Szwarcwald. O resultado é uma narrativa poética que mescla o verbo e as imagens, na tentativa de capturar o espírito do tempo: Zeitgeist.
artistas:: Cadu, Conrad Schawcross, Charlie White, Erwin Wurm, Erika Harrsch, Henrique Oliveira, Isaque Pinheiro, Jorge Barata, José Bechara, João Castilho, Maria Lucia Fontainha, Mauro Piva, Mariana Palma, Marcio Atherino, Reginaldo Pereira, Rodolpho Parigi, Rona, Sergio Mauricio, Talitha Rossi, Katia Wille e Walmor Corrêa.
universos paralelos:: a experiência da "Máquina do Mundo" vai além de uma exposição convencional nas galerias expositivas. Todos os espaços da Z42 foram concebidos como ambientes para mostras - afim de convidar o expectador para uma imersão artística. Os 7 artistas residentes vão apresentar uma montagem especial em seus ateliês, batizados de Universos Paralelos e o espaço do colecionador Fabio Szwarcwald vai abrigar uma mostra do Projeto Aurarte.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España