Descripción de la Exposición
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre no dia 07 de maio (sábado), às 11h, a exposição "A Luz do Mundo onde há Fronteiras" - uma instalação do artista japonês Nobuo Mitsunashi. Utilizando o Hanazumi, uma técnica centenária japonesa, o artista queima as flores em fornos em um processo delicado, onde elas são transformadas em peças de carvão, conservando a sua forma original.
Quem visita o Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera, certamente já viu as esculturas que engrandecem a entrada principal da instituição. Estas esculturas são do artista Nobuo Mitsunashi, que desde o início do mês está trabalhando em uma majestosa instalação composta por embarcações feitas de terra, madeiras, juta, folhas e bambus, além de flores carbonizadas, na técnica Hanazumi, uma tradicional técnica japonesa que surgiu como um modo de carbonizar flores para serem apreciadas na cerimônia do chá.
A exposição "A Luz do Mundo onde há Fronteiras" é um trabalho especialmente desenvolvido para o espaço do Museu Afro Brasil. Mitsunashi busca estabelecer uma rede de intercâmbios com a cultura brasileira por meio de curadorias e projetos especiais. E, desta vez, o artista reuniu na cidade de Mogi das Cruzes, no famoso Casarão do Chá - um patrimônio cultural nacional - uma equipe de assistentes japoneses para auxiliá-lo na produção deste mais novo projeto que se destaca com as 15.000 rosas carbonizadas que eternizam o efêmero, ocupando um espaço de 20m x 30m. Para obter o enegrecimento das rosas que mantém sua forma original, elas são levadas ao forno a uma temperatura de 300ºC por 3 horas, descansando por mais 3 horas para resfriamento.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España