Descripción de la Exposición
Dando continuidade ao projeto Arte e Arquitetura, KUNSTHALLE São Paulo convida o artista belga Adrien Tirtiaux (*1980, Bruxelas) para apresentar sua primeira exposição individual no Brasil. Formado como arquiteto e artista, Tirtiaux trabalha principalmente com instalações site-specific e intervenções espaciais, que normalmente são comentários sobre o contexto social e arquitetônico dos locais onde são instalados.
Para a exposição «A linha clara», o artista decidiu fazer uma homenagem ao concreto, já que é o principal material utilizado pelos arquitetos modernistas brasileiros. Antes de vir para São Paulo, o artista já vinha estudando muito sobre o uso do concreto na construção civil brasileira e como suas técnicas diferem daquelas utilizadas na Europa. Seguindo estas ideias, Tirtiaux criou três principais intervenções espaciais para a exposição, que não só abordam a arquitetura local, mas também comentam as particularidades do próprio espaço expositivo.
A primeira delas é Prototype for an endless column, uma escultura feita em concreto, que coloca em evidência, tanto o processo de produção de uma estrutura de concreto, como também sua futura decadência. A obra - que se assemelha a uma tira de tecido delicadamente dobrada diversas vezes - é uma referência aos arquitetos da escola Carioca, cuja principal característica era a utilização de lâminas muito finas e curvilíneas de concreto, que nunca seriam permitidas pelas regulamentações de construção na Europa.
A segunda obra é intitulada FAU e consiste em intervenções escultóricas em uma das colunas existentes no espaço expositivo. Ao recortar fatias triangulares do gesso que cobre a coluna, o artista não só revela a coluna estrutural original arredondada - que sustenta o edifício acima da KUNSTHALLE São Paulo - mas também a transforma em uma escultura. FAU é uma referência às colunas que o arquiteto Vilanova Artigas projetou para sustentar o icônico edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, dentro do campus daUniversidade de São Paulo.
A terceira intervenção espacial é uma extensão da rampa para cadeiras de roda, feita com uma lâmina suspensa de concreto bruto. Este trabalho, intitulado Elevador social, é uma homenagem ao aspecto brutalista dos edifícios projetados pela escola Paulista. Embora tenham sido projetados com uma sofisticada perícia técnica dos arquitetos, estes edifícios revelam a abundância de mão de obra não qualificada no país, e podem ser vistos como um comentário sobre as relações sociais de produção no Brasil.
No final do espaço, um buraco no teto convida o espectador a subir a rampa de concreto para descobrir a obra Le béton dans l'art(2015), uma projeção de slides colocada dentro do teto falso de gesso. Os slides mostram imagens de estruturas escultóricas que o artista produziu usando uma tradicional receita belga para fazer um biscoito muito duro, chamado Couque de Dinant.
E por último, mas não menos importante, o trabalho Approcher la ligne claire (L'Homme de Rio), consiste em uma série de desenhos baseados em frames do filme francês L'Homme de Rio (1964), filmado na nascente Brasília, e que mostra diversas imagens da arquitetura de Oscar Niemeyer. Os desenhos foram produzidos pelo artista utilizando o estilo de desenho La claire ligne - que dá o título à exposição. Desenvolvido pelo cartunista belga Hergé - criador de As Aventuras de Tintin - em ligne claire, as linhas devem ser fortes e possuir a mesma largura, as cores devem ser vivas e os fundos bastante realistas. Através deste trabalho, Tirtiaux cria um paralelo entre as linhas de arquitetura modernista brasileira e as fortes linhas do mundialmente famoso estilo de desenho belga.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España