Descripción de la Exposición
Ciclo expositivo "Voz Multiplicada".
Um diálogo com o museu, através de monstros e poesia.
O monstro é um ser híbrido que nos fala através de uma língua estranha, uma voz que desmantela os sentidos fixos e hegemónicos, e que é capaz de destruir o próprio museu. Diante da irreversível crise dos objetos, das suas origens e dos seus destinos, o título desta exposição evoca a imagem do monstro para efabular sobre a capacidade de continuarmos a narrar o nosso tempo.
A Língua do Monstro é uma intervenção de Pedro Barateiro (n. Almada, 1979) que produz um curto-circuito entre trabalhos emblemáticos do próprio artista, uma seleção criteriosa de objetos que pertencem aos acervos do CIAJG, e também diversos documentos de arquivo relacionados com o Estado Novo: o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em particular do Arquivo Salazar e da PIDE, mas também os arquivos de Carlos Antunes e Isabel do Carmo, ou de João Bénard da Costa, depositados na Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
O aspeto heteróclito da montagem, que ocupa todo o piso 1 do museu, evoca a ideia de “desarranjo” mas também de “resistência”. Alguns dos documentos de arquivo, lembram a “tensão” entre movimentos sociais e poderes instituídos, no caso, do fascismo e do seu projeto colonial. A escolha das obras da coleção, que se relacionam diretamente com José de Guimarães, revelam um prolongamento do imaginário do artista. Usando a poesia como forma de quebrar os códigos das narrativas ocidentais e da necropolítica, Pedro Barateiro, em A Língua do Monstro pensa a necessidade de desprogramar a imaginação individual e coletiva, para que se possam gerar novos circuitos de criação e discussão.
Exposición. 17 nov de 2024 - 18 ene de 2025 / The Ryder - Madrid / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España