Descripción de la Exposición
JOÃO PAULO SERAFIM
A Interminável Tarefa Taxonómica
Nesta mostra, que articula fotografias realizadas entre 2009 e o presente, incluindo obras recentes e inéditas, João Paulo Serafim apropria-se voluntariamente de uma designação normalmente associada à classificação biológica, para aludir às práticas museológicas de catalogação e organização, desde o primordial cabinet de curiosités — colecções que surgem no séc.XIV, onde se recolhiam objectos heterogéneos e inéditos, agrupados em quatro categorias: artificialia ou mirabilia, naturalia, exotica e scientifica —, propondo uma reflexão em sentido lato, sobre a função do museu contemporâneo.
Nesta exposição, João Paulo Serafim, dá-nos a ver parte de um percurso artístico particular, em que se propõe uma leitura contemporânea de realidades distópicas com as quais nos confrontamos no quotidiano.
Sobre o artista:
João Paulo Serafim (Paris, 1974), vive e trabalha em Lisboa. Fez a sua formação artística no Ar.Co., em Lisboa, onde é professor de fotografia desde 1998. Expõe regularmente desde 1998. Em 2006, recebe o prémio Purificacíon Garcia. A sua obra integra importantes colecções públicas e privadas como a Colecção do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção BES-ART, Colecção Fundação PLMJ ou a Colecção Purificacíon Garcia, Espanha, entre outras.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España