Descripción de la Exposición
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo possui cerca de 12.000 obras em seu acervo. Esse importante patrimônio nos permite apresentar inúmeras visões da arte a partir das complexas relações entre o local e o global, bem como entre a produção brasileira e a internacional. Além disso, constitui campo fértil para a exploração de diferentes núcleos temáticos que dão conta das especificidades da história do museu e do modo como foi formada sua coleção.
A exposição de longa duração Visões da Arte no Acervo MAC USP 1900-2000, atualmente em cartaz no sétimo e sexto andares do edifício, materializa uma dentre muitas possibilidades de leitura do acervo. Evidentemente, não se trata de uma mostra exaustiva. Para traçar um percurso pelo século passado foi preciso fazer escolhas, calibrando presenças e ausências, o que nos levou a deixar de fora da exposição muitas obras e/ou artistas considerados emblemáticos, seja pelo público visitante, seja pela equipe de educadores do Museu.
A exposição que aqui se apresenta constitui um recorte complementar à mostra Visões da Arte no Acervo MAC USP, 1900-2000, tendo como foco o processo de instauração da arte moderna no Brasil que, como se sabe, é muito bem representado pelo acervo do MAC USP. Desse modo, o público poderá (re) encontrar obras, que cobrem o período da primeira metade do século XX. Temos aqui obras que foram produzidas dentro daquelas que talvez tenham sido as mais importantes vertentes da arte moderna: a pintura divisionista de Balla; o uso da linguagem abstrata (informal e geométrica) de artistas como Bérard e Vordemberg-Gildewart; a figura surrealizante de Maria Martins; e ainda as versões primitivistas de Victor Brecheret.
FECHA DE CIERRE DE EXPOSICIÓN SIN DETERMINAR
Exposición. 18 feb de 2025 - 15 jun de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España