Descripción de la Exposición
O Instituto Italiano de Cultura de Lisboa traz pela primeira vez a Portugal uma exposição do artista contemporâneo Pietro Ruffo. ‘A Ilusão Perfeita’ inaugura na sexta-feira, dia 18 de maio, às 19h00, na antiga Capela do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, na Rua do Salitre, com a presença do artista. Esta exposição insere-se nos eventos artísticos do programa da ARCO Lisboa 2018. No dia da inauguração haverá introdução por João Peixoto, Presidente do Departamento de Ciências Sociais do ISEG, Universidade de Lisboa.
Pietro Ruffo, que se inspira nas várias camadas da história antiga e moderna, explora e questiona através do seu trabalho, problemas atuais como a imigração e a liberdade. ‘A Ilusão Perfeita’ é uma série do trabalho ‘Migrações’, apresentado em Paris no ano passado. De acordo com a Diretora do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Luisa Violo, esta exposição “explora a relação entre a identidade geográfica e os fluxos migratórios. O enxame de figuras humanas circunscritas ou sobrepostas à cartografia imaginativa evoca o contínuo e desgastante conflito que se estabelece entre soberania e identidade nacional e o desejo de liberdade e salvação das massas migrantes. As imagens intemporais de Ruffo deixam as questões não resolvidas de um passado colonial emergirem no drama do presente, influenciando irremediavelmente a nossa visão de uma humanidade futura”.
A exposição estará patente até 29 de junho de 2018, de terça a quinta-feira das 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 18h00 e sexta-feira das 10h00 às 12h30. Encerra às segundas, sábados, domingos e feriados. Entrada livre.
Biografia do artista
Pietro Ruffo nasceu em Roma em 1978, formou-se em arquitetura. Em 2009, ganhou o Prémio Cairo e, em 2010, o Prémio de Nova Iorque com uma bolsa da Italian Academy for Advanced Studies da Columbia University e no ISCP, The International Studio & Curatorial Program em Nova Iorque. Entre as principais exposições individuais recordam-se: Terra Incognita, Delhi; SPAD SVII, GNAM, Galleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma; The Political Gymnasium, Blain Southern, Londres; A complex Istant, Moscovo, projeto especial para a quarta Bienal de Moscovo; Irhal Irhal, Galleria Lorcan O’Neill, Roma; Six Nations, Galleria Lorcan O’Neill, Roma. Expôs a suas obras também em museus e fundações italianas e estrangeiras, incluindo: MAXXI Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, Roma; Museum of Art and Design, Nova Iorque; MACRO, Museo d’Arte Contemporanea, Roma; Tenerife Espacio de Las Artes, Espanha; Kaohsiung Museum of Fine Arts, Taiwan; Taichung Creative Cultural Park, Taiwan, Cassina Show room, Nova Iorque. As suas obras integram várias coleções de museus e fundações privadas, como a Deutsche Bank Foundation; MACRO, Roma; Fondazione MAXXI, Roma; Fondazione Giuliani, Roma; Depart Foundation, Roma e Los Angeles; Fondazione Guastalla, Lugano; Lodeveans Collection, Londres. Duas peças da sua autoria encontram-se expostas na Collezione Farnesina, Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (Roma).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España