Descripción de la Exposición
A história dos nossos gestos, cujo título foi emprestado por Haroldo Saboia do livro homônimo do historiador e antropólogo potiguar Câmara Cascudo, apresenta imagens históricas do período pré-construção de Brasília até a construção do memorial Juscelino Kubitschek, no começo da década de 1980, também localizado no Distrito Federal.
Por meio de vídeos e fotografias, Saboia objetiva tensionar relações na história recente do Brasil e mapear uma história menor que a compõe, apresentando imagens de gestos de indivíduos deste período, políticos ou anônimos. Tal cruzamento contribui para a construção de uma memória imagética e documental que pensa a ambivalência de Brasília no sentido de integração nacional e, ao mesmo tempo, de caráter de vigilância e opressão.
Segundo o artista, a mostra “gera relações e entendimentos sobre o atual momento histórico do país como os 30 anos da redemocratização brasileira”. E, também, levanta questionamentos como “o que podemos encontrar nessa coreografia social que observamos ao juntar tais imagens?” e “o que aprendemos com esses gestos?”.
Dentre as obras apresentadas na exposição estão Didática do Contato, projeção de vídeo com, aproximadamente, 5’ de duração em que uma mão toca e marca uma superfície lisa, e Integração Nacional, um painel com 76 fotografias gestuais, coloridas e PB, de personagens de Brasília em ação, com foco, principalmente, em suas mãos.
Exposición. 18 feb de 2025 - 15 jun de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España