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A Experiência da Arte

Exposición / SESC Santo André, Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar – Santo André / SP, , São Paulo, Sao Paulo, Brasil, / Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar / Santo André, Sao Paulo, Brasil
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Cuándo:
22 abr de 2015 - 25 oct de 2015

Inauguración:
21 abr de 2015 / 11:00

Horario:
Terça a sexta-feira, das 10h30 às 21h30 / Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30

Precio:
Entrada gratuita

Comisariada por:
Evandro Salles

Organizada por:
SESC - Serviço Social do Comércio

Artistas participantes:
Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Eleonora Fabião, Ernesto Neto, Vik Muniz, Waltercio Caldas, Wlademir Dias-Pino

Teléfonos
(11) 4469-1259
Etiquetas
Diseño  Diseño en Sao Paulo  Escultura  Escultura en Sao Paulo  Fotografía  Fotografía en Sao Paulo  Pintura  Pintura en Sao Paulo  Video arte  Video arte en Sao Paulo 

       


Descripción de la Exposición

O Sesc Santo André exibe A Experiência da Arte, com curadoria de Evandro Salles e nove obras, independentes entre si, dos artistas Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Eleonora Fabião, Ernesto Neto, Waltercio Caldas, Wlademir Dias-Pino e Vik Muniz. Entre esculturas, fotografias, instalações, obras sonoras, performances e poemas visuais, a mostra propõe uma imersão plena no universo poético da arte, ao apresentar peças com diferentes abordagens e estratégias de relação com o público: algumas de total interatividade, outras reflexivas ou inteiramente contemplativas. Concebida no formato de grandes instalações, expostas em aproximadamente 1.700m2 de área interna e externa, A Experiência da Arte proporciona ao público a vivência da arte como um acontecimento especial, essencialmente poético, de natureza individual e intransferível. O projeto curatorial repensa o papel da mediação entre obra e espectador, no intuito de incentivar a criação de sistemas próprios de vivência e usufruto da arte. Neste sentido, são evitadas legendas, informações biográficas, discursos comparativos, informações históricas, abordagens sociológicas, antropológicas e demais informações que, segundo Evandro Salles, funcionam como “impedimentos que atravessam e obstruem o caráter essencialmente poético do objeto de arte”. Entre os trabalhos expostos, Cildo Meireles apresenta RIO OIR e Malhas da Liberdade – versão nº 4. O primeiro, uma obra sonora criada pelo artista em 2012 e que acabou se transformando em longa-metragem, CD e instalação. A obra reúne o som gravado nos principais rios da enorme rede fluvial brasileira, do Amazonas ao São Francisco. RIO OIR – Ouvir o Rio convida o público a pensar a água como elemento fundamental da vida no planeta. Por sua vez, Malhas da Liberdade - versão nº 4 representa uma estrutura de plástico, feita de maneira que as peças podem se encaixar umas às outras indefinidamente, gerando uma variedade incontável de formas e configurações. Apesar da estrutura criar grades que limitam e, de alguma maneira, cerceiam o fluxo, seu desenho permite um inesperado espaço de ultrapassagem, de liberdade de articulação, onde o público interfere e opera um subversivo encontro de saídas e alternativas de caminho. Eduardo Coimbra exibe Escultura V, um conjunto escultórico-arquitetônico composto por módulos em estrutura de ferro pintado, com formato de cubos em três tamanhos distintos. Essas peças, de forte inclinação construtivista, são empilhadas criando uma enorme estrutura, que pode ser escalada, ocupada e utilizada pelos visitantes de infinitas maneiras. Por sua vez, a artista Eleonora Fabião traz um conjunto de trabalhos que denominou Ações Andeenses, sendo a obra central a performance Converso Sobre Qualquer Assunto, na qual se disponibiliza para conversar sobre qualquer coisa, com qualquer pessoa que reaja ao convite da artista. Esta ação ocorrerá uma vez por mês, durante os seis meses de duração da mostra. Riogiboia é o título da obra de Ernesto Neto, também concebida especialmente para a exposição. Grande escultura penetrável, de forte impacto visual, tem o formato de uma cobra-labirinto com 122 metros de extensão, podendo ser percorrida em seu interior. Seu piso é feito de madeira, com incrustações de pedra que formam desenhos de signos indígenas tradicionais. Em torno dessa estrutura, grandes painéis são cobertos por fotografias da selva amazônica, justapostas à selva de edifícios que São Paulo configura. Entre esses dois blocos de imagens, as nuvens definem um fluxo do mais precioso líquido: a água. A oposição Urbe-Floresta se apresenta como fonte de reflexão sobre os mitos culturais brasileiros, a necessidade de sua preservação e, ao mesmo tempo, sua projeção no universo urbano. Waltercio Caldas expõe as obras Camuflagem e Inflamáveis. A primeira, um corredor feito por espelhos, onde algumas poucas palavras problematizam a passagem do público pela estrutura, fazendo com que o olhar do visitante torne-se o objeto central da própria obra. Inflamáveis trata de linguagem e suas codificações. Um carrinho de bombeiro, colocado provocativamente dentro de uma grande vitrine, não possui sua cor característica – o vermelho –, cor esta que “escorrega” literalmente para a parede localizada em frente à vitrine. Significado e significante se descolam um do outro, fazendo com que o carrinho, totalmente branco, revele-se de forma imprevista e inusitada ao olhar do público. Wlademir Dias-Pino, um dos fundadores dos movimentos de poesia construtivista no Brasil e do Poema Processo, apresenta uma nova versão de seu clássico livro A Ave. O poeta, hoje aos 88 anos de idade, propõe uma instalação na qual o público, usando o mesmo universo de palavras do poema e seu sistema de leitura, pode produzir novas articulações da obra em uma enorme superfície, coberta com tinta magnética. Assim, os vocábulos e linhas do poema, impressos em forma de imãs, podem ser manipulados em infindáveis possibilidades. Por fim, Vik Muniz apresenta quatro grandes trabalhos fotográficos em metacrilato, e oferece ao público o seu Estúdio Vik Muniz. Neste espaço interativo, seu método de trabalho e de criação fotográfica é disponibilizado, para que qualquer pessoa produza suas próprias imagens, as quais são impressas e também postas em exposição. A mostra, que não tem nenhum roteiro de visitação pré-fixado ou trajetória pré-estabelecida, tem entretanto como seu espaço introdutório a “Sala de Encontro”, usada tanto para receber o público em seus primeiros momentos na área expositiva como para prepará-lo para percorrer um dos trajetos possíveis da mostra. Esta sala funciona como uma espécie de “passagem” entre o mundo cotidiano e o mundo da arte, onde o visitante se preparar para percorrer um universo de natureza mais sensível e complexa. A Experiência da Arte não tem um tema central, nem busca a uniformidade de leitura entre estilos e técnicas artísticas. Elimina ao máximo todo tipo de mediação, em prol da livre absorção da poética do objeto de arte. Nas palavras do curador, “Uma exposição de arte é um lugar para ver e experimentar objetos totalmente diferentes daqueles do mundo cotidiano. Eles funcionam para o pensamento, para o olhar e para o coração.”. Exposição: A Experiência da Arte Realização: Sesc Santo André – www.sescsp.org.br/santoandre Curadoria: Evandro Salles Artistas: Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Eleonora Fabião, Ernesto Neto, Waltercio Caldas, Wlademir Dias-Pino e Vik Muniz Abertura: 21 de abril de 2015, terça-feira, às 11h Período: 22 de abril a 25 de outubro de 2015 Número de obras: 9 Técnicas: Esculturas, fotografias, instalações, obras sonoras, performances e poemas visuais Dimensões: Variadas Local: Sesc Santo André Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar – Santo André / SP (estacionamento: R$3,00 a primeira hora; R$1,00 cada hora adicional. Desconto de 50% para matriculados) Tel.: (11) 4469-1259 Horários: Terça a sexta-feira, das 10h30 às 21h30 / Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30


Entrada actualizada el el 21 abr de 2015

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