Descripción de la Exposición
“A minha arte é sobre destino, afirmação e pertencimento; experimenta e se afirma onde eu vivo e está em sintonia com o cosmo, equilibrando o carnal e o espiritual. Busco entender e traduzir o significado de estar nesta terra e neste tempo. Vejo a pintura como uma forma de convívio que nos eleva a uma nova compreensão de mundo. Estamos todos juntos dentro da tela.”
Davi Rodrigues
O artista Davi Rodrigues (Cachoeira, 1968), que agora é representado pela Sé, faz sua primeira exposição individual em São Paulo, na sede da galeria, na Vila Modernista de Flávio de Carvalho. A evolução do picolé reúne parte de suas "coleções", séries de gravuras e pinturas em papel, que tratam de temas, na grande maioria, relacionados à cultura do Recôncavo Baiano. A abertura acontece no sábado, 17 de junho, das 12h às 17h.
A obra de Davi Rodrigues é indissociável da experiência de ter nascido e viver às margens do Rio Paraguaçu, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Seus desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e escritos retratam as personagens, lendas e tradições — além da flora e da fauna —, da vida ribeirinha de uma região de enorme influência africana e notável riqueza cultural. Figura pública de muitas facetas e muito ativa nas esferas social, cultural, política e espiritual da cidade, Rodrigues produz um trabalho de grande relevância para a história e a memória de sua comunidade. Ele é o autor de uma espécie de arquivo pictórico das vivências no Recôncavo: pinta sua aldeia mirando o universal.
O título da exposição é emprestado de uma de suas coleções, em que Rodrigues, num processo de rememoração da infância, cataloga as guloseimas de sua terra. Outro conjunto de pinturas tem os peixes do Rio Paraguaçu como tema. Em todos esses trabalhos, de enorme carga poética, fica evidente sua abordagem pictórica ao mesmo tempo singela e sofisticada. As outras duas séries ocupam-se do universo carnavalesco. Rodrigues é criador de uma linguagem própria, marcada pela exuberância visual de cores, traços e pontos, a qual um de seus conterrâneos deu o nome de "davidismo". Máscaras do Recôncavo Baiano (2019-2023) é um belo exemplo deste uso particular da técnica pontilhista, em que as imagens são traçadas, desenhadas, pintadas e retraçadas por pincéis, estilete e as próprias mãos. Já as gravuras de Carnaval de Girona foram produzidas originalmente no contexto da exposição a qual o artista participou na cidade espanhola, em 2019. Aqui, novamente, as máscaras ganham protagonismo, porém, desta vez, com o emprego de técnica distinta, salta aos olhos o domínio que o artista tem da figuração humana, além do apuro com que representa tecidos e vestimentas. Em Davi Rodrigues o refinamento formal está a serviço da exaltação da cultura popular.
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España