Descripción de la Exposición ------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------- As obras apresentadas na nova exposição dão continuidade às pesquisas que o artista tem desenvolvido no universo dos números e combinações. As obras apresentadas remetem às Vanitas (vaidades), expressões artísticas que surgiram nos séculos XVI e XVII na Europa, em especial nos Países Baixos, e que ressaltam a brevidade da vida do ser humano, sendo quase que constante a presença de caveiras e esqueletos. José Patricio transpõe essa discussão para a atualidade ao trabalhar esses símbolos clássicos e frases que trazem reflexões sobre a finitude humana. Em Vanitas Venezia, o artista trabalha digitalmente uma fotografia de um crânio feita em uma parede de Veneza, transformando-a em uma composição modular em tons de cinza, branco e preto. A curadora Cristiana Tejo aponta esta obra como um 'extravasamento de sua pesquisa sobre possibilidades técnicas de exploração da lógica das combinações', já que o artista tem utilizado o jogo de combinações, em especial os jogos de dominó, como mola mestra de numerosas obras de sua autoria, desde que em 1999 criou uma instalação para o convento de São Francisco, em João Pessoa (PB). Acompanhando Vanitas Venezia, Azulejo e Azulejo II são fotografias com modular feitas no Convento de São Francisco, na Paraíba. O desgaste impingido pelo tempo gera padrões aleatórios de desenho, cabendo ao artista a possibilidade de apenas testemunhar e registrar este achado. A obra Vanitas qr code apropria-se desta nova tecnologia para telefones celulares, que vem sendo utilizada nas mais diversas plataformas comerciais, para estimular a interatividade. Isso porque os visitantes da exposição poderão usar seus aparelhos telefônicos para decodificar o que dizem as composições feitas com pecas de quebra cabeças, em uma estrutura é dada por letras, ao invés de números. O terceiro momento da exposição traz trabalhos que evocam controle e ritmo. Em Vanitas espiral e labirinto, José Patricio desconstrói a lógica do jogo do quebra cabeça. O artista assume as tonalidades matizadas das pecas que vem do fabricante e reorganiza as partes para formar um novo todo. 'O mesmo quebra cabeça de caveira virado para sua parte impoluta transforma-se em módulos abstratos, afeitos a ordenação. Parece que estamos fadados a desejar que a vida seja espiral, constante e progressiva, mas ela não passa de um grande labirinto.', explica Cristiana Tejo. José Patricio iniciou sua trajetória na década de 1980, em Recife (PE), sua cidade-natal. Em 1989, destacou-se ao receber o premio Aquisição no 11º Salão Nacional de Artes Plasticas, no Rio de Janeiro, e em 1992 faz sua primeira coletiva no exterior, em Marselha, França, ao que se seguiram diversas exposições importantes como a 22ª Bienal Internacional de São Paulo (1994), Bienal de Artes Visuais do Mercosul (2003), Bienal de Havana (2004), Panorama da Arte Brasileira, no MAM-SP (2005), Observatório Cultural Malakoff, em Recife (2005) e Projeto Octógono (2008), na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O artista possui obras em importantes acervos do Brasil, como o do Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife, coleção Gilberto Chateaubriand (MAM-RJ) e prestigiadas instituições no exterior, como a Fundação Cartier, em Paris. No Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, Patrício integrou a mostra coletiva 'Os cinéticos', em 2007, enquanto no Kunstsenter, em Oslo, fez parte da exposição 'Postcards from Cuba: A Selection from the 8th Havana Biennial' Em 2011, o artista recebeu o livro 'José Patrício: Cogitações sobre o número', com organização do crítico e curador de arte Paulo Herkenhoff, que traz um panorama da carreira do artista, que também comenta alguns trechos da publicação.
Tercera exposición individual del artista pernambucano en la galería.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España