Inicio » Agenda de Arte

A doce e ácida incisão - A Gravura em contexto (1956-2004)

Exposición / Museu do Neo-Realismo / Rua Alves Redol, 45 / Vila Franca de Xira, Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
23 mar de 2013 - 23 jun de 2013

Inauguración:
23 mar de 2013

Comisariada por:
David Manuel Gargalo dos Santos - David Santos, Delfim Sardo

Organizada por:
Museu do Neo-Realismo

ENLACES OFICIALES
Web 
Etiquetas
Artes gráficas  Artes gráficas en Lisboa  Dibujo  Dibujo en Lisboa 

       


Descripción de la Exposición

A Culturgest, juntamente com o Museu do Neo-Realismo, apresenta uma exposição sobre a Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (SCGP).

 

Com o objectivo de aproximar artistas e colecionadores, visando a experimentação das técnicas de gravura e o desenvolvimento da sua cultura junto dos associados e do público em geral, foi fundada em 1956, a SCGP, uma das experiências de associação artística mais fecundas e determinantes na cultura visual portuguesa.

 

Desde a sua fundação, a história e atividade da SCGP estão intimamente ligadas às mudanças de paradigma na arte portuguesa, sendo o seu estudo capital para a sua compreensão na segunda metade do século passado.

 

A exposição, que apresenta uma seleção de cerca de cem gravuras, editadas entre 1956 e 2004, assim como uma seleção de documentos sobre a história da SCGP, patenteia a vitalidade e a diversidade geracional e artística, congregada em torno desta prática, com artistas como Alice Jorge, Almada Negreiros, Ana Vieira, António Areal, António Charrua, Bartolomeu Cid dos Santos, Carlos Botelho, Cipriano Dourado, David de Almeida, Eduardo Nery, Espiga Pinto, Fernando Calhau, Fernando Conduto, Guilherme Parente, João Abel Manta, João Hogan, Jorge Barradas, Jorge Martins, Jorge Vieira, José de Guimarães, José Júlio, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Baptista, Maria Beatriz, Maria Gabriel, Maria Keil, Nikias Skapinakis, Paula Rego, Querubim Lapa, Rogério Ribeiro, Sá Nogueira, Sérgio Pombo ou Vitor Pomar, entre outros.

 

Retrato de Michel Auder é parte de uma colaboração com a Kunsthalle Basel, que em junho de 2013 apresentará uma outra exposição igualmente dedicada ao artista.

 


Imágenes de la Exposición
A doce e ácida incisão

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España

Beca Internacional de Investigación Juncal Ballestín 2025

Ver premios propuestos en España

Exposición. 29 ene de 2025 - 29 mar de 2025 / Galería Elvira González / Madrid, España

Flores, peces, toros

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España