Descripción de la Exposición
A partir do dia 24 de janeiro, visite a exposição A Audição Vibratória de Gil Delindro, na Capela e Cozinha da Casa de Serralves.
A exposição atravessa o percurso de Gil Delindro (1989, Porto) ao longo de vários anos seguindo uma linha de reflexão sobre o processo de audição vibratória – uma forma de percecionar os sons sem recorrer à sensação auditiva. Esta é uma forma de perceção especialmente desenvolvida por pessoas surdas, ainda que acessível a praticamente todos. As obras mais recentes da exposição têm como ponto de partida uma investigação com a Comunidade de Surdos.
Na maioria das esculturas em exibição, paisagens sonoras inaudíveis – infrassons – resultantes de gravações de eventos naturais extremos são transmitidas a outros materiais e objetos irradiando através deles, movendo-os, esculpindo-os. Por um lado, o que não se ouve é tornado visível e, por outro, produzem-se outros sons, estes audíveis.
Delindro aponta para um mundo que facilmente ignoramos: um em que as fronteiras entre os corpos se dissolvem; onde conceções binárias tais como animado/inanimado, vida/morte, natureza/tecnologia são desafiadas; onde encontramos o outro pela ressonância.
A exposição é organizada pela Fundação Serralves — Parque de Serralves e tem curadoria de Pedro Rocha.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España