Descripción de la Exposición
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em parceria com o Museu Carlos Machado, a Cresaçor, o Plano Nacional das Artes e a Câmara Municipal da Ribeira Grande, inaugura, no dia 12 de fevereiro, pelas 15h00, a exposição “A água corre para o mar”, com curadoria de Cláudia Varejão.
Nesta exposição é apresentado o resultado dos trabalhos desenvolvidos por alunos de várias turmas da Escola Básica Integrada da Maia e da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, sob orientação da cineasta Cláudia Varejão, artista residente no âmbito do Plano Nacional das Artes, durante o ano letivo 2020/2021.
Neste projeto cultural, que pretende promover o diálogo entre instituições através da (re)descoberta do património imaterial de cada um destes locais, foram explorados temas como o mar, a água e a sustentabilidade, escolhidos pelas escolas no âmbito dos respetivos Projetos Culturais de Escola (medida estruturante para as escolas que aderem ao PNA). A artista Cláudia Varejão, residente nestas escolas durante três meses em 2020, explorou os referidos temas, numa perspetiva de confluência entre o passado, o presente e futuro.
A exposição surge no âmbito de “De Fenais a Fenais”, projeto do Museu Carlos Machado e da Cresaçor e do qual o Plano Nacional das Artes (PNA) e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas são parceiros.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España