Descripción de la Exposición
A Galeria TATO, conhecida por conectar artistas visuais promissores com os curadores e agentes atuantes no circuito da arte contemporânea, volta a representar artistas, iniciando com um time de oito nomes. Desde 2020, a galeria manteve o foco em projetos itinerantes e na criação de programas para desenvolvimento de carreira de artistas. Ao longo de 14 anos, mais de 150 talentos emergentes passaram pelos projetos oferecidos pela instituição. Agora, em 2024, além de seguir com os programas, a galeria volta a atuar na representação de artistas. O seleto grupo será apresentado na exposição “8 caminhos para o infinito”, com organização de Tato DiLascio e assistência de Maria Eduarda Mota. Com abertura no dia 17 de setembro, a mostra fica até 11 de outubro, de quarta a sábado, na Barra Funda, São Paulo. A entrada é franca.
A exposição “8 caminhos para o infinito” marca o retorno da TATO na representação de talentos. Depois de um breve hiato, a galeria volta com um grupo coeso de oito artistas, curados pelo tempo e pelas relações construídas na última década de trabalho. Os novos representados são Ana Michaelis, Anna Guerra, Desirée Hirtenkauf, Hiago Bezerra, Juniara Albuquerque, Lucas Quintas, Luiz83 e Pedro Hórak. "Esses artistas estiveram presentes na nossa trajetória, ajudando a fomentar a imagem da galeria na cena artística nacional. Eles não só fazem parte da nossa história como têm total identificação com a nova fase e proposta da galeria", explica DiLascio, fundador da TATO.
Além da afinidade com a proposta atual da galeria, a escolha do time levou em conta aspectos como corpo de trabalho, consistência da pesquisa artística, qualidade, originalidade e poética. A diversidade das linguagens e tipos de suportes usados é outro aspecto do grupo.
A galeria é dirigida por Tato DiLascio, profissional com experiência na identificação de artistas proeminentes e no estabelecimento de redes entre eles e os agentes do sistema, como curadores e outros profissionais do mercado. Da criação da primeira galeria virtual do Brasil, a Invest.art, passando por projetos itinerantes até a abertura da Galeria TATO na sua antiga sede na Vila Madalena e a posterior transferência para a Barra Funda, Tato ajudou a impulsionar a carreira de vários artistas emergentes. Entre os nomes que passaram pela Galeria TATO e hoje têm suas carreiras em ascensão estão Cristina Suzuki (Diáspora - SP), Consuelo Veszaro (Zipper - SP), Francisco Hurtz (Verve - SP), Lidia Lisbôa (Millan - SP), Lyz Parayzo, Marcelo Gandhi (Aura - SP), Shizue Sakamoto (Luís Maluf - SP), Washington Silvera (Ybakatu - Curitiba) e Yohana Oizumi (Luciana Brito - SP).
Exposición. 14 nov de 2024 - 08 dic de 2024 / Centro de Creación Contemporánea de Andalucía (C3A) / Córdoba, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España