Descripción de la Exposición
A Perve Galeria inaugura a 12 de abril exposição antológica de Teresa Balté (n. 1942), pintora e escritora portuguesa.
Conhecida maioritariamente pela sua obra poética e literária, Teresa Balté é também autora de uma vasta produção artística que, durante décadas, se manteve longe do olhar do público.
A presente exposição reúne cerca de 90 obras, entre desenho e pintura, da sua autoria e representa a primeira revisitação antológica da faceta artística desta importante autora portuguesa do ponto de vista linguístico.
O que mais surpreende em Teresa Balté é a aparente facilidade com que se apropria do que a rodeia para criar as suas obras. Mas se na escrita já se sentiam as marcas do quotidiano, na sua pintura, estas extravasam o imaginário e dão origem a seres, objetos e lugares com contornos surrealistas.
Com curadoria de Carlos Cabral Nunes, a mostra, com o sub-título "50 anos depois - das palavras à pintura revelada", proporciona ao público desenhos e pinturas intuitivas, com uma forte expressividade nas cores e nas formas dos fantasmas, máscaras, bichos, homens, mulheres, estrelas e flores que coabitam o imaginário de surrealismo lírico da artista.
Enquanto a escrita pode ser uma coisa tortuosa e torturante, a pintura representa para si um jogo, uma libertação que a acompanhou ao longo das cinco décadas e que é agora revelada.
Nas palavras da escritora Y. K. Centeno - autora de um dos textos de catálogo que acompanha a mostra - em Teresa Balté, na sua poesia, como na sua pintura, encontra-se “uma interrogação não satisfeita. Marca de um verdadeiro criador: pois o que depressa se satisfaz, depressa se esgota. E no seu caso o que podemos descobrir e contemplar, uma e outra vez, é o prazer da Obra Aberta: amplia, não limita.”
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España