Descripción de la Exposición
Em sua 47ª edição, a Chapel Art Show, com a curadoria de Adriana Rede, homenageia um dos expoentes da arte contemporânea brasileira, tanto pela sua capacidade intelectual quanto por sua trajetória criativa que perdura por mais de quatro décadas: Sergio Fingermann.
Pintor, desenhista, gravador e professor, estudou arquitetura no Brasil, pintura e desenho na Itália, sendo também discípulo de grandes nomes da arte brasileira, como Yolanda Mohalyi e Renina Katz. Conheceu Tarsila do Amaral enquanto criança e se tornou seu amigo. Como bem registra a curadora Adriana Rede, “apesar de seu lado poeta, Sergio acredita sim, na prática, na labuta, no planejamento do trabalho e no estudo sobre o tema. No intervalo de tempo entre o fazer artístico, ele pensa”. O artista mantém os sentidos atentos em uma tentativa de entender o mundo e sua beleza.
A Chapel Art Show, para a edição de 2019, convidou 130 artistas que exibem cerca de 580 obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e vídeo, organizados em núcleos condizentes com o conceito da coletiva.
“O resultado de tanto pensar é que tanto o conjunto de sua obra, como cada uma, individualmente, nos faz conversar com nós mesmos”, diz Adriana Rede.
Para a 47ª Chapel Art Show, a curadora reuniu cerca de 115 obras de Sergio Fingermann, talvez a mais ampla exposição já montada sobre o artista em terras paulistanas. Suas séries Teatro do Mundo, Se noite fosse água, Elogio ao Silêncio, estão representadas na mostra.
Dando procedimento à tradição do show, todos os alunos da Chapel School terão oportunidade de visitar a coletiva e participar em atividades desenvolvidas pelo Programa Educativo do Art Show, específico para sua faixa etária. Em conjunto com a coordenação curricular de artes, professoras do departamento e diretoras, propõem reflexão e prática sobre as artes visuais, fazendo com que os alunos aproveitem essa galeria de arte contemporânea montada dentro da escola.
O Art Show
A curadora Adriana Rede, para a edição de 2019, convidou 130 artistas que exibem cerca de 580 obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas, objetos e vídeo, organizados em núcleos condizentes com o conceito da coletiva. Agradecendo a confiança dos que participam pela primeira vez, a exposição permite o encontro do público com destaques do circuito artístico nacional, nesse momento representados por nomes como Apolo Torres e Mundano (Núcleo Grafiti e Temáticas Urbanas); Claudia Nen e J. Cunha (Núcleo de Arte Popular e Temáticas Brasileiras); Niobe Xandó, Ricardo Homen, Wanda Pimentel (Seleção de Gravuras) e Alex Cerveny, Cassio Vasconcellos, Eduardo Srur, German Lorca, Hugo França, Jardineiro AndréFeliciano, Jose Spaniol, Juan Esteves, Judith Lauand, Paulo Von Poser, Saint Clair Cemin, Sebastião Salgado (Arte Contemporânea). No Chapel Art Show, os trabalhos estão à venda e, após pagos os artistas, todo o lucro obtido na comercialização das obras desta edição será revertido para a escola social Santo Eugênio, em Americanópolis, mantida pela Chapel School.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España