Descripción de la Exposición
Projeto participativo de António-Pedro e de um grupo de moradores dos bairros de Chelas
O artista António-Pedro e um grupo de moradores dos bairros de Chelas apresentam uma instalação de vídeo e som e um mural de arte urbana num contentor marítimo localizado no Parque da Bela Vista.
«Num contentor marítimo preparado e pousado nos Estados Unidos de Chelas cruzam-se vidas e olhares: de quem é de fora com quem é de dentro, de quem é da zona J com quem é da zona M, de quem é negro com quem não é, de quem quer partir com quem quer ficar. Códigos secretos, sonhos megalómanos, memórias partilhadas, lutas várias. Caminhos íngremes entre a solidão de cada um e o aconchego desta comunidade de comunidades.»
António-Pedro foi o artista convidado para a criar um projeto de arte participativa no âmbito da programação CAM em Movimento. O novo projeto pensado para um contentor marítimo instalado no Parque da Bela Vista Sul, em Lisboa, foi concebido pelo artista e por um grupo de moradores dos bairros de Chelas: Beatriz Lopes, Carlos Rosa, Érica Pinto, G Fema, Jimit Parbote, José Carlos Sampaio, Lucas Araújo, Luís Mateia, Marta Macedo, Nelson David Rosário, Ricardo Teixeira, Sérgio Pereira, Tatiana Sousa, Wilson Lopes, Yannick Landu.
«4 OLHOS», em crioulo cabo-verdiano «4 ODJU», como se intitula o projeto, apresenta dois níveis de fruição: no interior, é exposta uma instalação multimédia, sonora e visual, inspirada por um trabalho de aproximação entre os bairros e a arte contemporânea; no exterior, o contentor acolhe um mural de arte urbana realizado pelo grupo.
A instalação é visível do exterior do contentor através de pequenos orifícios, que se assemelham aos primeiros aparelhos de fruição cinematográfica. Com este projeto, pretende-se «cruzar o olhar de quem não vai ao CAM, com o olhar de quem não vai ao Bairro».
Os trabalhos de preparação para «4 OLHOS» arrancaram no mês de abril, na Casa dos Direitos Sociais, e tiveram a duração de cerca de três meses, contando com a colaboração de Nuno Varela, das associações Chelas é o Sítio, Rimas ao Minuto e Estúdio Kriativu.
Este projeto, promovido pelo CAM em colaboração com a iniciativa PARTIS do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Sustentável, é realizado em parceria com a Companhia Caótica (coprodução), as associações Chelas é o Sítio, Rimas ao Minuto e Estúdio Kriativu, a Câmara Municipal de Lisboa e a HCI Construções.
FICHA TÉCNICA
Projeto da autoria de António-Pedro, Beatriz Paulino Lopes, G Fema, Jimit Parbote, José Sampaio, Ricardo Cardoso Teixeira, Sérgio Pereira, Tatiana Sousa, Wilson Lopes
Com a participação de Beatriz Paulino Lopes, Bruce G, Daniel Winkler, Delfina Paulino, Eduarda Pinto, Elisa Paulino, G Fema, Jimit Parbote, Joaquim SIlveira, Joice Alexandra, José Sampaio, Judite Gamelo, Lena Santos, Manuel Paulino, Maria Ferreira, Matilde Correia, Melvin, Nara Miranda, Nicole Freire, Paulo Rocha, Ricardo Cardoso Teixeira, Selma Teles, Sinai Teles, Tatiana Sousa, Vania Gamelo, Yannick Landu
Coordenação artística António-Pedro
Direção de produção Manuela Tavares
Produção executiva e assistência de coordenação Francisco Canhoto
Produção e mediação local Nuno Varela
Assistência de produção Catarina Carvalho
Apoio à comunicação Mariana Mateus
Coordenação do mural Wilson Lopes
Direção de fotografia Luisa Mello
Montagem António-Pedro
Assistência de montagem Sérgio Pereira
Fotografia de cena Arsénio Quindombe
Tema «4 OLHOS» interpretado por G Fema
Apoios Casa dos Direitos Sociais, Biblioteca de Marvila
Agradecimentos A todas as comunidades de Chelas, Airton Monteiro, António Brito Guterres, Cláudia Matos, José Lobo Antunes, Nara Miranda, Paulo Rocha, Raquel Matos, Grupo Comunitário da Flamenga – ComUN1DAde, Fundação EDP – MAAT, Culturgest – Fundação CGD
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España