Premios / Dotación:
Descripción del Premio
O Prémio ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE é uma iniciativa do dstgroup e da zet gallery, com o apoio do IB-S (Universidade do Minho). Tem como objetivo afirmar um pensamento estratégico sobre a economia circular, a partir da criação artística contemporânea, como central no quadro de valores do dstgroup e da zet gallery. O seu objeto é a produção de uma obra de Arte para o espaço público da cidade de Braga que integre, fundamentalmente, resíduos industriais e/ou provenientes da construção e demolição de edifícios.
Em 2017, em parceria com o IB-S (Universidade do Minho) produzimos a escultura “Artes, Humanidades e Engenharia”, da autoria de Raúl Ferreira e que utilizava um material, visual e funcionalmente, equivalente ao cimento, mas concebido de forma sustentável, tendo-se assim iniciado uma parceria entre a zet gallery e o IB-S, consequente à já estabelecida com o dstgroup. Em 2018, reeditamos a iniciativa de um simpósio que cerca de 10 anos antes, o dstgroup havia organizado, mas reformulando-o por forma a que as questões da sustentabilidade e da economia circular estivessem no centro da ação: desafiamos quatro artistas para a produção de obras de arte públicas que reutilizassem resíduos do campus do dstgroup. O IB-S foi também parceiro deste projeto, como é parceiro do projeto Esposende SmartCity onde se enunciam alguns destes mesmos pressupostos.
Considerando o histórico enunciado, o objetivo é fixar, através de um modelo que tem por base a apresentação livre de propostas e não a pré-seleção de autores, o conceito relacional ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE como marca do grupo e da sua galeria, afirmando uma possibilidade de relações que se estabelecem e se continuaram a estabelecer entre a criação artística, a natureza e a indústria. Em 2020 teve lugar a primeira edição do prémio, que teve como vencedor o artista Lorenzo Bordonaro (IT, 1971) e a obra “Refúgio”, cedida ao Município de Braga para usufruto público. A última edição teve como vencedores o coletivo Trashformaciones, constituída pela dupla de irmãos valencianos, Pablo Montoya (1972) e Blas Montoya (1976), com a obra “Vitrais”, patente no Parque das Camélias, em Braga.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España