Descripción de la Exposición
20º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL
Exposição PANORAMAS DO SUL
SESC POMPEIA
De 4 de outubro de 2017 a 14 de janeiro de 2018.
Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos, das 10h às 19h30
Com mais de 70 obras de 50 artistas do Sul global, a exposição Panoramas do Sul se estende por vários espaços do Sesc Pompeia: a Área de Convivência, que compreende o espaço expositivo e o Auditório; o Hall do Teatro; a Rua Central; e as Oficinas de Criatividade.
No decorrer da mostra, ações de diferentes naturezas, pensadas pelos curadores e criadas pelos artistas selecionados, ativam a exposição, potencializando diálogos entre obras e iluminando os eixos conceituais – Cosmovisões, Ecologias, Reinvenção da Cultura, Políticas de Resistência, Histórias Invisíveis e Outros Modernismos –, que organizam as obras do 20º Festival.
Além de obras bi e tridimensionais e vídeos instalados, a exposição oferece um programa de vídeo com cinco segmentos, que será exibido no Auditório ao longo de todo o Festival, além de uma série de performances concebidas pelos artistas para os espaços do Sesc Pompeia.
(English version)
20th CONTEMPORARY ART FESTIVAL SESC_VIDEOBRASIL
Exhibition SOUTHERN PANORAMAS
SESC POMPEIA
October 4, 2017 – January 14, 2018
Tuesday – Saturday, from 10am to 9:30pm. Sunday, from 10am to 7:30pm
Featuring almost 70 works of art by 50 artists from the global South, the Southern Panoramas exhibition spans several venues at Sesc Pompeia: Convivência, which houses the exhibition space and Auditorium; Theater Hall; Internal Streets; and Oficinas de Criatividade.
Throughout the exhibition period, different kinds of actions, devised by the curators and created by the selected artists, activate the exhibition, enhancing dialogue between works and enlightening the conceptual cores – Cosmovisions, Ecologies, Reinvention of Culture, Politics of Resistance, Invisible Histories and Other Modernisms – that structure the works of the 20th Festival.
In addition to two- and three-dimensional works and video installations, the exhibition includes a five-segment video program, which will be screened in the Auditorium throughout the Festival at scheduled times, and a series of performances conceived by the artists for the spaces at Sesc Pompeia.
PREMIADOS
Em cerimônia realizada na noite de 8 de outubro, no Teatro do Sesc Pompeia, o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil concedeu três prêmios de aquisição para obras em vídeo, um prêmio especial em dinheiro, além de cinco prêmios de residência artística.
Os prêmios, que têm como objetivo contemplar e estimular o desenvolvimento de artistas com uma produção instigante, independentemente de linguagens e meios utilizados, foram atribuídos pelo júri formado por curadores convidados e representantes dos programas de residência. Participaram do júri: Ika Sienkiewicz-Nowacka (Grécia/Polônia), Jennifer Lange (EUA), Katharina von Ruckteschell-Katte (Alemanha), Lisette Lagnado (Congo/Brasil), Mami Katsuya (Japão), Maria Catarina Duncan (Brasil), Marina Fokidis (Grécia), Pablo León de la Barra (México) e Salah M. Hassan (Sudão/EUA).
Para esta edição, a artista plástica brasileira Flavia Ribeiro assinou a escultura-troféu. Afastando-se deliberadamente do tom de grandiosidade que marca objetos dessa categoria, Ribeiro concebeu um pássaro de bronze que cabe na palma da mão, remetendo simultaneamente a ideias de delicadeza e liberdade, voo e acolhimento. As dimensões reduzidas, o ouro e o veludo produzem a sensação de um gesto pequeno e sutilmente precioso, que a artista relaciona à generosidade presente tanto na criação artística quanto no olhar que acolhe, distingue e premia.
O 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil fica em cartaz até 14 de janeiro de 2018, no Sesc Pompeia, em São Paulo, com exposição de obras, programa de vídeos, aulas abertas, encontros e conversas com artistas e curadores.
Prêmios de Aquisição Acervo Sesc de Arte. Os seguintes artistas receberam R$ 25 mil cada um, e seus trabalhos passam a integrar o acervo de arte contemporânea da instituição:
Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, obra Faz que vai (2015, vídeo);
Filipa César, obra Transmission from the Liberated Zones (2015, vídeo);
Quy Minh Truong, obra Vuon Bau Xanh Tuoi (2016, vídeo).
*
Prêmio O.F.F. Prêmio de R$ 25 mil concedido pela fundação Ostrovsky Family Fund (EUA, Israel, Brasil) a Jaime Lauriano.
*
Prêmios de residência artística. Cinco artistas foram contemplados e realizarão intercâmbios de dois meses, entre 2018 e 2019, com passagem aérea, acomodação e per diem incluídos.
Graziela Kunsch: Ujazdowski Castle Centre for Contemporary Art (Polônia);
Engel Leonardo: Kyoto Art Center (Japão);
Emo de Medeiros: Residência Vila Sul do Goethe-Institut (Brasil);
Natasha Mendonca: Wexner Center for the Arts (EUA);
La Decanatura: Pro Helvetia (Suíça).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España