Descripción del Premio
09/09/21
Gerência de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado
A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) anunciam o resultado do 2º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do 2º Prêmio Décio Noviello de Fotografia da FCS. Ao todo, quatro artistas foram selecionados pela banca. Dois projetos serão expostos nas galerias do Palácio das Artes e os outros dois trabalhos vão ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens artísticas, mostras relevantes e de qualidade reconhecida. A instituição recebeu diversas inscrições de artistas, curadores, coletivos ou propostas coletivas, de forma gratuita e exclusivamente virtual. O período para recursos tem duração de 5 dias corridos a partir do dia 10 de setembro de 2021 (sexta-feira). Confira abaixo os nomes contemplados com o Prêmio, a relação de suplentes e as informações sobre a Banca de Seleção.
Para ocupação das Galerias do Palácio das Artes foram selecionados João Angelini Mota Campos (Planaltina – DF), com a exposição “Do que fomos feitos e o que deixamos”, na Galeria Genesco Murta, e Ricardo de Almeida Reis (Santos – SP), com a exposição “Quero dançar sobre as ruínas dos reinos da escuridão”, na Galeria Arlinda Corrêa Lima. Os suplentes são Vânia Barbosa Santos de Albuquerque Serra (Pequi – MG), para a Galeria Arlinda Corrêa Lima; e Jeferson Denzin Barbato | Coletivo Escambo (Sorocaba – SP) , para a Galeria Genesco Murta.
Já a CâmeraSete receberá as exposições individuais de Christiane Cerqueira Martins (São Paulo – SP), “Recostura”, no Espaço 1; e de Matheus Dias Aguiar (Fortaleza – CE), “Campo de Passagem”, no Espaço 2. Os suplentes são Bruno Gularte Barreto (Dom Pedrito – RS), para o Espaço 1; e Dariane Martiól de Souza (Coronel Vivida – PR), para o Espaço 2.
BANCA DE SELEÇÃO
As propostas foram selecionadas por uma banca composta por Carolina Ruoso, Lucas Dupin e Tatiana Cavinato. Os trabalhos inscritos foram avaliados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.
---------------------------------------------------------------
O presente Edital do 2º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais tem como objetivo a seleção de propostas de exposições para ocupação dos seguintes espaços: Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta, no Palácio das Artes, localizado na Av. Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG. O Prêmio objetiva estimular a produção artística nacional, inédita em Belo Horizonte (no campo das artes visuais), por meio da realização de exposições e divulgação de trabalhos artísticos, proporcionando à sociedade mostras relevantes e de qualidade reconhecida.
Poderão se inscrever brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência no Brasil, com visto de permanência definitiva e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) na forma do Estatuto dos Estrangeiros (Lei Federal no 6.815/80).
Premio. 27 may de 2021 - 19 jul de 2021 / Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España