Descripción del Premio
Foram revelados no dia 17 de setembro os premiados do 2o Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. A premiação, que deveria acontecer presencialmente no espaço físico do Instituto Tomie Ohtake junto à exposição dos projetos, foi anunciada em vídeo em virtude da pandemia do novo coronavírus.
O vídeo narrado por Ricardo Ohtake (presidente do Instituto Tomie Ohtake), Felipe Arruda (diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake), François Gabert (diretor de marketing da Leroy Merlin) e Agata Takyia (coordenadora de prêmios do Instituto Tomie Ohtake) revela os 15 projetos selecionados entre os 133 inscritos, provenientes de 18 Estados brasileiros e Distrito Federal e anuncia os três premiados do 2º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin:
● Binder – Resumos e Mapas Mentais, por Pedro Henrique Santana Castro, (Universidade Salvador – UNIFACS. Orientadoras: Adriana Carolinne, Renata Kalid).
Ferramenta digital para a criação de resumos, mapas mentais e outras anotações escolares, baseada no registro pessoal de anotações e no acompanhamento do estudo dos alunos. Tem como objetivos guiar, acompanhar, auxiliar e proporcionar o estudo fora da sala de aula
● Do cangaço ao skate: um possível diálogo estético (moda), por Carlos Eduardo de Castro Cruz, (Faculdade Santa Marcelina – FASM. Orientador: José Augusto Marinho Silva).
Proposta de uma linha de mochilas feitas a partir da reutilização de sacos de cimento. Direcionada para skatistas, a linha traz diferentes tamanhos e modelos, conjugando os sacos de cimento a outros materiais.
● Remonta, (moda), Bruno Alves, Gabriela Padua, (ESAMC Uberlândia. Orientador: Arnaldo Galhardo).
Proposta de uma linha de roupas a partir de peças de descarte. Fundamenta-se na democratização do acesso à moda sustentável, prevendo também uma intervenção na cadeia produtiva por intermédio do treinamento e capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
MENÇÃO HONROSA:
● REMONTE - Estudo de abrigo efêmero emergencial (arquitetura), por Julia Lins e Silva Dutra, Maria de Castro Viana, (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).
Desenvolvimento de um sistema de módulos para abrigo de população em situações emergenciais. Empregando materiais diversos, o abrigo é composto por um módulo mínimo, que pode ser replicado para atender a diferentes necessidades familiares desde áreas comuns às semiprivativas.
● Shellpod - Uma Visão Crítica da Habitação Emergencial, (arquitetura), Leonardo Zanatta, (Universidade de Passo Fundo – UPF).
Abrigo fabricado em fibra de carbono, dobrável e com montagem rápida e intuitiva, específico para uso em assentamento de refugiados ou situações emergenciais. O módulo básico permite diversas configurações, podendo conciliar vários programas e números de usuários.
Os premiados serão contemplados com cursos de design em renomadas instituições internacionais
Na mostra, que será aberta à visitação assim que as autoridades permitirem o retorno das atividades das instituições culturais paulistanas, estão reunidos, além dos premiados, os demais selecionados:
● Aplicativo Composto (web), Maria Eduarda Iranaga, (Universidade Federal do Paraná – UFPR).
Aplicativo de compostagem que tem como objetivo principal a conexão e viabilização de troca de saberes entre pessoas interessadas em compostar. Como uma importante iniciativa para auxiliar no descarte de resíduos orgânicos, o aplicativo busca informar, reunir e engajar a comunidade.
● Arrudeio (gráfico), Maria Beatriz Mendonça de Oliveira, (Universidade Tiradentes – Unit Sergipe. Orientador: Fernando Marinho Fernandes da Silva).
Aplicativo e dispositivos físicos que têm como objetivo informar, orientar, organizar e ressignificar as informações relacionadas aos edifícios culturais existentes no centro de Aracaju, Sergipe. Por intermédio de percursos e mapas da localização desses equipamentos na cidade, o aplicativo promove uma memória viva da história local.
● Banco de Resíduos Têxteis (serviço), Brunna Gonçalves Ramos, (Universidade Estadual de Londrina – UEL. Orientadores: Claudio Pereira de Sampaio, Suzana Barreto Martins).
A partir do design sistêmico, o projeto propõe um modelo de negócios que abrange a separação e a destinação correta dos resíduos têxteis industriais. Envolvendo catadores e trabalhadores em condição de vulnerabilidade, a proposta abrange desde a coleta e tratamento desses resíduos até um modelo de contratação de profissionais.
● Biblioteca itinerante de literatura de cordel (arquitetura), Deivisson Rafael da Silva, (Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Orientador: Adriano Tomitão Canas).
Projeto de biblioteca itinerante que visa oferecer um espaço de leitura e educação. A proposta da intervenção trabalha com a difusão de um patrimônio cultural imaterial brasileiro, levando a leitura e a educação para locais onde a presença do poder público e de instituições culturais é esparsa. O projeto opera na transformação do local de implantação por intermédio da cultura popular brasileira.
● Espaço Nômade (arquitetura), Giovani Lemos Damasio, (Universidade Estadual de Maringá – UEM).
Estrutura modular que alinha design, arquitetura e urbanismo. Com caráter efêmero, a proposta busca ativar regiões esmaecidas da cidade, ressignificando suas práticas e valores. Por intermédio de diferentes arranjos, a estrutura permite a viabilização de diversos programas e atividades
● Hortas Verticais e Horizontais e Cooperativa aplicadas em conjunto habitacional popular (arquitetura), Gabriela Chiappa da Rosa, (Universidade Franciscana – UFN. Orientador: Estevan Barin).
Proposta de hortas verticais e horizontais a serem construídas em conjuntos habitacionais populares. Com o desafio de conceber uma estrutura adequada a diferentes tipos de construção e solo, o projeto prevê também a criação de uma cooperativa voltada ao cultivo e preparo dos alimentos produzidos no local pelos moradores do entorno
● Luminária Ó (produto), Clara Acioli, (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).
Projeto de luminária minimalista de luz indireta que conjuga poucos materiais e baixo custo. Seu desenho e a portabilidade propiciam uma solução facilmente transportável e que atende a perfis diversificados de usuários
● UP LAB (arquitetura), Natália Fernanda Vieira Zoilo, Mariana Rodrigues Fozzatti, Thiago de Paula Nardelli, (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Orientadora: Gabriela Celani).
Laboratório de ideias e prototipagem que reúne design e inovação em pesquisas de soluções sustentáveis para a reciclagem e reutilização de materiais. A proposta tem como base uma estrutura modular, de fácil montagem, que permite diferentes configurações
● Voluta (tecnologia), Gabriela de Sá Garay Corrêa, (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).
Aplicativo móvel que conecta pessoas com estilos de vida baseados na sustentabilidade, possibilitando oferta e procura de bens e serviços. Dentro de uma proposta de economia colaborativa e consumo sustentável, o App oferece opções de colaboração, compartilhamento, repasse e reaproveitamento de itens que não estão em uso
● w.e.s - what eccentric specs! (produto), Helena Resende Ribas (Universidade Federal do Paraná – UFPR. Orientadora: Dulce Albach).
Linha de óculos confeccionados a partir da reciclagem de embalagens de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), utilizando descartes provenientes de restaurantes universitários. A matéria-prima descartada é inserida em um novo ciclo produtivo, o que aumenta sua vida útil e a torna parte de um modelo circular de produção
Coube ao júri, composto por Guilherme Falcão, Indaia Militão, Luís Antônio Jorge, Luiza Crosman, Pedro Moraes, Priscyla Gomes e Rodrigo Ohtake a seleção dos 15 projetos. Cada um recebeu R$ 5.000,00 para execução dos protótipos que fazem parte presente exposição e de um catálogo.
Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias de premiação, propõe a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários. A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a estudantes de design. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outros campos, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais. Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.
Creación, 28 oct de 2020
Últimos ganadores de importantes convocatorias, premios, becas y programas de adquisiciones
Por Gustavo Pérez Diez
Conocemos a los nuevos jóvenes comisarios de Inéditos y Berriak, a los artistas Babestu, los proyectos premiados en Barcelona Producció 2021, a los vencedores del Premio BMW de Pintura y ...
Premio. 16 may de 2019 - 08 oct de 2019 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Premio. 16 may de 2019 - 08 oct de 2019 / Pinheiros, Sao Paulo, Brasil
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España