Descripción de la Exposición
Intitulada "1977-1981", a exposição do artista André Romão na Galeria da Embaixada de Portugal em Berlim é composta por dois vídeos e uma pintura, sendo o primeiro de uma série de projeto anuais realizado neste espaço com curadoria do MAAT a partir de obras pertencentes à Coleção de Arte Fundação EDP.
Em 1977-1981, Romão, prémio Novos Artistas Fundação EDP em 2007, justapõe dois momentos histórico-culturais ocorridos em Itália no final dos anos 70 e início dos anos 80 – o movimento de cunho político e experimental apelidado de Indiani Metropolitani e o Grupo Memphis, coletivo pioneiro do design pós-moderno. A exposição explora a simultaneidade das duas dimensões destes momentos histórico-culturais ocorridos na Itália pós-modernista, tentando encontrar o fio condutor entre ambos; aquilo que têm em comum mas também o que lhes é radical e estruturalmente diferente.
A parceria estabelecida entre o MAAT e a Embaixada de Portugal em Berlim pretende reforçar a política de investimento cultural que, desde o início, reflete e acompanha diretamente a ação plural da Fundação EDP no campo das artes.
O objetivo desta iniciativa passa por apresentar a Coleção da Fundação EDP em diferentes contextos, impulsionar e defender a produção artística portuguesa e aproximá-la do público, tanto nacional quanto internacional.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España