Descripción de la Exposición
Celebrando o 95º aniversário de Yayoi Kusama, Serralves apresenta a partir de 27 de março a maior retrospetiva jamais realizada da obra desta icónica artista que atrai muitos milhões de pessoas em todo o mundo, e que não pode deixar de visitar.
Yayoi Kusama surgiu como ícone cultural global do séc. XXI ao persistir na sua intransigente visão vanguardista. Ao longo das últimas sete décadas, esta artista refinou uma singular estética pessoal, a par de uma filosofia de vida fundamental.
Yayoi Kusama: 1945 — Hoje é a maior retrospetiva jamais realizada. Com cerca de 160 trabalhos, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo, esta exposição explora a carreira de Kusama desde os seus primeiros desenhos, feitos na sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras de arte imersivas mais recentes. Organizada cronologicamente e por temas, esta retrospetiva conduz os visitantes através da produção criativa de toda uma carreira, dividida por grandes tópicos: Infinito, Acumulação, Conectividade Radical, Biocósmico, Morte e Força de Vida.
A exposição foi concebida e organizada pelo M+ de Hong Kong em colaboração com a Fundação de Serralves e o Museu Guggenheim de Bilbau e tem a curadoria de Doryun Chong e Mika Yoshitake, com a colaboração de Isabella Tam.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España