Descripción de la Exposición
12ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP com os finalistas Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e Claire de Santa Coloma.
Os novos talentos e as novas propostas artísticas continuam a ser uma forte aposta da Fundação EDP e a 12.ª edição do Prémio traduz a vontade de continuar a apoiar a arte contemporânea nacional. Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e Claire de Santa Coloma são os seis artistas que integram a exposição coletiva do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2017.
Selecionados por Ana Anacleto, Filipa Oliveira e João Silvério, curadores da exposição, os seis finalistas – selecionados entre mais de 600 candidatos - apresentam novas obras, produzidas para esta exposição, que estará patente na Central até 9 de outubro. O vencedor será escolhido por um júri internacional durante o decorrer da exposição.
O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi constituído em 2000 e desde então já distinguiu nomes como Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos ou Mariana Silva.
A premiação destes artistas e a oportunidade de trabalharem de forma orientada por um curador, tem-se revelado fundamental para o início ou reforço de significativas e notáveis carreiras nacionais e internacionais.
Para a curadora Filipa Oliveira – diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida -, “o PNA é a grande oportunidade para a validação dos jovens talentos. É um momento de risco e de descoberta; o afirmar das novas gerações de artistas portugueses”. João Silvério, curador e responsável pelo projeto EMPTY CUBE, reforça que “este prémio é uma oportunidade para os novos artistas trabalharem numa exposição coletiva com as condições curatoriais e materiais que caracterizam um museu de arte contemporânea” e de “poderem, muitos pela primeira vez, desenvolver o seu trabalho num contexto verdadeiramente profissional” realça Ana Anacleto, curadora do MAAT.
Actualidad, 20 sep de 2017
La argentina Claire de Santa Coloma obtiene el Prémio Novos Artistas de la Fundação EDP
Por Paula Alonso Poza
La artista argentina, nacida en 1983 en Buenos Aires, vive y trabaja en Portugal. Es la última ganadora de un premio que ya han obtenido Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo ...
Actualidad, 11 jul de 2017
#loquehayquever en Portugal: Baginski y Kubik presentan su primera coproducción
Por Paula Alonso Poza
Las galería lisboeta Baginski y la portuense Kubik colaboran por primera vez con una muestra conjunta en la que intervienen artistas de ambos espacios.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España