Descripción del Premio
Os finalistas da edição de 2015 do NOVO BANCO Revelação já estão escolhidos. O júri composto por Pierre Bal-Blanc, membro da equipa curatorial da próxima Documenta de Kassel (Alemanha), Michelle Cotton, Diretora do Bonner Kunstverein (Alemanha), Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadores do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, decidiu por unanimidade selecionar os artistas Frederico Malaca (Figueira da Foz, 1986), Diogo Tudela (Porto, 1987), João Varela (Évora, 1990) e Bruno Zhu (Porto, 1991) como finalistas do concurso.
O júri destacou nestes artistas a diversidade de aproximações ao meio fotográfico, que vai desde trabalhos que exploram a história e particularidades daquele meio, a abordagens mais conceptuais em que a fotografia é encarada enquanto ferramenta ao serviço de um projeto.
A edição de 2015 do prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO apresenta um formato renovado: numa primeira fase são selecionados quatro projetos de entre todas as candidaturas recebidas e, numa segunda fase, o júri elege como grande vencedor do concurso um dos quatro projetos inicialmente escolhidos. Em breve, os finalistas serão chamados a reunir com os membros do júri no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, para apresentar os respetivos portfolios e defender os projetos que pretendem desenvolver caso tenham a oportunidade de expor no Museu. Será publicado, em setembro, um catálogo que apresenta o trabalho dos quatro candidatos selecionados nesta fase do concurso. Além de imagens que documentam os projetos, o livro vai incluir ainda entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau.
O vencedor, que será divulgado também em setembro, vai receber uma bolsa de produção no valor de 15.000 Euros, e terá a oportunidade única de apresentar o seu trabalho numa exposição individual no Museu de Serralves, a inaugurar em novembro.
Creación, 20 jul de 2016
Andreia Santana gana el Premio Novo Banco Revelação 2016
Por Paula Alonso Poza
Su proyecto, que ha obtenido una dotación de 15.000 Euros, será expuesto en el Museo de Serralves de Oporto, en noviembre.
Premio. 16 may de 2015 - 30 jun de 2015 / Oporto, Porto, Portugal
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España