Descripción del Profesional del arte
Júlia Rebouças (Aracaju, 1984) é curadora, pesquisadora e crítica de arte. Vive em Belo Horizonte. É cocuradora da 32ª Bienal de São Paulo, a realizar-se em setembro de 2016, em São Paulo. De 2007 a 2015, integrou a curadoria no Instituto Inhotim. Desde 2012, colabora com a Associação Cultural VideoBrasil, integrando a comissão curadora dos 18º e 19º Festivais Internacionais de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, em São Paulo. Foi curadora adjunta da 9a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, mostra intitulada Se o Clima For Favorável, de 13 de setembro a 9 de dezembro de 2013. Realiza diversos projetos curatoriais independentes, dentre os quais destacamos a exposição Zona de Instabilidade, com obras da artista Lais Myrrha, na Caixa Cultural Sé, São Paulo, em 2013, e na Caixa Cultural Brasília, em 2014. Integrou o corpo de jurados do concurso que selecionou o projeto arquitetônico e curatorial do Pavilhão do Brasil na Expo Milano 2015, em Brasília. Escreve para catálogos de exposições, livros de artista e revistas de arte. Em 2014, participou da comissão curatorial do livro Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI, pela editora Cobogó. Atualmente, trabalha na edição de livro sobre a obra de Sônia Gomes. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais e doutoranda pelo mesmo programa.
Actualidad, 08 mar de 2024
A vista de pájaro: las noticias destacadas de la semana
Por ARTEINFORMADO R.
Esta es la información localizada "a vista de pájaro" por nuestra redacción y que, a modo de breviario, ponemos a su disposición.
Entrevistas, 30 ago de 2016
Por Gustavo Pérez Diez
"Entiendo el proceso de organizar una Bienal no es tanto un proceso de selección, sino más bien un proceso constructivo, donde ciertas posiciones artísticas se vuelven relevantes en su diálogo ...
Grandes Eventos, 08 dic de 2015
La 32ª Bienal de São Paulo avanza la primera lista de artistas
Por ARTEINFORMADO
Por el momento, son 54 artistas los confirmados pero la investigación curatorial continua, con el objetivo de que la Bienal alcance cerca de 90 artistas.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España