Inicio » Agenda de Arte

An uncertain Sunday

Exposición / Arte Periférica / Centro Cultural de Belém. Loja 6 / Lisboa, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
07 sep de 2013 - 03 oct de 2013

Inauguración:
07 sep de 2013

Organizada por:
Arte Periférica

Artistas participantes:
Joana Lucas, José del Palo

       


Descripción de la Exposición

Domingo. O dia do tempo incerto. Um momento sem duração e sem fim. O lugar onde, parado, o movimento tem todas as possibilidades. O tempo dedicado à construção de trivialidades e glórias, o dia feliz dos homens, o dia dedicado à contemplação da obra, do mundo, e dos seres que o habitam. Provavelmente apenas uma perda de tempo, aquele dia em que tudo está cumprido: o dever social, a missão divina, as expectativas individuais,... é hora para o consolo pessoal, para a manifestação da inteligência, para testar os limites do quotidiano.

 

Qual será o nosso próximo movimento? De uma maneira cega manifestamo-nos realizando acções específicas na tentativa de criar algum sentido para o futuro próximo, o que há de vir. O Domingo é a metafóra do abismo, insuperável pela simples contemplação. Obriga-te a procurar, como animal encerrado, um lugar por onde sair. O Domingo não antecede a segunda-feira, isso é apenas organização social. O Domingo é o final dos tempos, é o dia dos Senhores.

 

Ao domingo o espectáculo substitui-se pelo ritual, onde te podes ouvir e ver a ti mesmo no único espaço do indivíduo. Um jogo de si para si no estrito regime da solidão, sem julgamento nem espectador, apenas tocado pela simultaneidade de outros tão felizes como tu.

 

Domingo é o tempo do prazer, sem função, dedicado ao desfrute. Abandonar as responsabilidades coloca-nos perante necessidades por vezes insuspeitadas. É um novo conjunto de regras, que nos faz abrir os olhos e sorrir, não só de alegria, mas de descoberta. Porque se é possível propôr algo para o futuro é sempre desde este tempo incerto. No se engane, você é apenas um reflexo do seu domingo, e estas imagens procuram ser un reflexo do futuro da actitude humana, pessimista e feliz. Estão presentes em todas as imagens referências à Performance Conceptual (Solitary Confinement), ao classicismo Neorenascentista (Human Labor), à Sociologia (Turismology), à estética do quotidiano (Someone she knows), sempre apresentadas pela técnica pictórica do realismo fotográfico.

 


Imágenes de la Exposición
Human Labour, 2013

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 nov de 2024 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España

Darse la mano. Escultura y color en el Siglo de Oro

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España

Hito Steyerl. Tiempos líquidos, tiempos feudales

Ver cursos propuestos en España