Descripción de la Exposición O Registration Act Sul Africano de 1950 atribuía o termo 'de cor' a todas as pessoas que não se integravam num grupo social definido, expondo não apenas uma visão centrista mas também uma vontade de prossecução hierárquica, abrindo um problema de classificação/desclassificação racial. Este episódio, enunciado em 'The Construction of Peoplehood: Racism, Nationalism, Ethnicity' de Immanuel Wallerstein, contribuiu para que este sociólogo mostrasse, no mesmo texto, como é que estas circunscrições sociais reflectem construções inconsistentes e que se alteram e transmutam conforme o peso das relações laborais para com as conveniências económicas do sistema capitalista. Esta vinculação a um conjunto de interesses que advêm de estruturas de poder que sedimentam as desigualdades e as assimetrias, enuncia várias situações ligadas à criação de divisões inconscientes mas marcadas de forma evidente, em comportamentos, culturas e vivências que não dizem respeito apenas a situações territoriais, mas que demonstram a forma como o sistema laboral enuncia e cria noções como nação, etnia e raça como ferramentas de controlo. Pela primeira vez em exposição na galeria Carlos Carvalho, Carlos Noronha Feio apresentará três séries de trabalhos recentes que lhe vai permitir explorar algumas questões como território, raça e fronteira. 'Plant Life of the Pacific World' toma partido dos efeitos visuais das imagens de explosão nuclear convertendo-as em composições que configuram um misto de formas vegetais e florais. Este conjunto de trabalhos segue um tipo de nomenclatura atribuída pelo botânico Americano E.D. Merrill a plantas naturais dos territórios que compreendem as ilhas do Pacífico, e que foi registrado num livro que emprestou o título à serie. Esta explosão de cores e de formas vegetalistas escondem um facto histórico chocante e real que é observado apenas por um olhar mais atento. Descobre também uma vontade de mostrar uma relação entre o real e o construído designadamente pela utilização de formas de mascaramento do real que aqui é apresentado de um modo agradável e sedutor. 'Native People of the Pacific World' cria duas camadas de contextos diferentes e que a cor, e a representação de linhas institucionais o traço livre são conjugados com imagens de povos 'nativos' do Pacífico. A exposição apresenta ainda a instalação de som 'Do fundo do mar pacifico não se percebiam as diferenças!' que mostra relação entre as duas primeiras séries. Poderemos afirmar que um dos pontos comuns a estas três series é uma prática de apropriação de imagens com um forte significado histórico e identitário de modo a construir, com estas e sobre estas, num novo discurso e um novo pensamento. ---------------- Carlos Noronha Feio nasceu em 1981. Vive e trabalha em Londres. [Exposições individuais] It's a new world! / É um mundo novo! (Museu da Luz, Portugal, 2013), A Monster's Heart (Officesim.com, curated by Stephan Tanbin Sastrawidjaja, Natasha Issacs and Petros Moris, online sound project), Plant Life of the Pacific World, (IMT Gallery, London, UK, 2012), Trying to reach Point Zero, (Carpe diem Arte e pesquisa, Lisbon, Portugal, 2011), Snow wall, will you show me the way to restart it all?, (Museu Nogueira da Silva, Braga, Portugal, 2010), To reach point zero/tentando alcançar o ponto zero, Galeria Nuno Centeno, Porto, Portugal, 2009) Estação de exportação (OPO), (Galeria Nuno Centeno, Porto, Portugal, 2008) [Exposições colectivas] Disruption, (Royal College of Art Upper Gulbenkian Gallery, Londres, UK, 2013), You Are Now Entering_________, (curated by Miguel Amado, CCA Londonderry~Derry, Northern Ireland, UK, 2012), This This Monster This Things, (organized by Giorgio Sadotti, Focal Point Gallery, South End on Sea, UK, 2012), Radio Arts Space, (selecção: Milica Pekic´, December 7th - 15th 2011, S¹KUC gallery, Ljubljana & December 7th - 15th 2011, from 12:00 - 22:00, FM88.8MHz, Ljubljana, Slovenia (Carlos Noronha Feio & Ergo Phizmiz), 2011), Image Wars, curated by Miguel Amado, Abrons Art Centre, New York, USA, 2011, Longe daqui, aqui mesmo, by Fábio Morais and Marilá Dardot, 29 Bienal de São Paulo, São Paulo, Brazil, 2011, IMT at Banner repeater, Banner Repeater, Londres, UK, Da outra margem do Atlântico: alguns exemplos da fotografia e do vídeo português, curated by Paulo Reis, Centro de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro, Brazil, 2010, Opções e Futuros, Espaço Fundação PLMJ, Lisbon, Portugal, 2011, Lá Fora, curated by João Pinharanda and co-organized with Museu da Presidencia, Fundação EDP, Lisbon, Portugal, Está a morrer e não quer ver, curated by José Maia, Espaço Campanhã Porto, Portugal, 2009, New Video Art from Europe, Blow de la Barra/111 (37 Heneage St), Londres, UK, 2008 são as exposições destacadas. [Colecções] Fundação PLMJ, Lisboa, Portugal, Fundação EDP, Lisboa, Portugal, Navikula Artis, Saint Petersburg, Russia, Museu Nogueira da Silva, Braga, Portugal, Colecção Arquivo Histórico Wanda Svevo, São Paulo Biennial Foundation (artist book), Brasil, colecções privadas.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España